Questão de Opinião

Ética Ambiental pra quê?

Créditos: ELIZA LIMA

ELIZA LIMA*

 

"Há outro campo [de estudo] que trata diretamente da responsabilidade moral do homem em relação à natureza, é a Ecoética. Quando ela se junta à Bioética nasce um novo conceito, o da Ética Planetária, que considera que tudo no planeta está interligado e tudo possui uma conseqüência, que será sentida de maneira planetária".

 

A ética é o campo da filosofia que trata sobre o comportamento humano, seja ele individual e privado, em sociedade ou planetário. Ela trata de discutir e entender o comportamento humano e também formular um sistema que permita o homem viver bem consigo e com a sociedade que está inserido. É da discussão sobre ética que nascem, por exemplo, as leis, que são normas que nos guiam socialmente, que também é mutável e está sempre em movimento, já que se aplica a sociedades que também muda, por isso, existe conceitos e nomenclaturas que com o passar dos anos são deixados para trás ou são ressignificados.

Acontece que nem só de leis e conceitos viverá a ética. Se ela se aplica a todo comportamento humano, ela também passa a agregar outras coisas que tem influencia direta do nosso comportamento, isolado ou em sociedade.

Mas tudo isso pra quê? Pra dizer que o que acontece a nossa volta também é responsabilidade nossa, isso inclui animais de qualquer espécie e toda natureza, com flora e leitos de rios e mares. O campo da ética que pensa sobre os efeitos do comportamento humano sobre a vida além da vida humana, é a Bioética, que consiste num conceito básico: o respeito pela vida. Esse respeito não se resume a não poluir ou não desmatar, ele inclui regras que devem ser adotadas para a preservação de todo meio ambiente e a partir delas temos ações de conscientização contra a caça e captura de animais silvestres, mas também temos regras para empresas que explorem o meio ambiente, que trabalhem diretamente com animais, e também para fabricação de produtos de origem vegetal ou animal.

Com a Bioética aprendemos que não podemos simplesmente testar produtos indiscriminadamente em animais, e que mesmo os testes que são autorizados devem seguir regras para a não-agressão dos mesmos. A partir dela foram criadas regras mais severas na produção alimentícia para proibir ou descobrir quando algo está sendo feito de maneira errada ou quando se torna prejudicial a todos, por exemplo, com o caso do "papelão na carne", da empresa Friboi. Porém a Bioética pode ser aplicada a qualquer campo que tenha preocupação com a vida, por exemplo, a medicina, por isso há outro campo que trata diretamente da responsabilidade moral do homem em relação à natureza, é a Ecoética, um campo de estudo que tem crescido cada vez mais, visto as interferências humanas à natureza e a necessidade de sustentabilidade.

Mas quando a Bioética e a Ecoética se juntam, nasce um novo conceito, o da Ética Planetária, que considera que tudo no planeta está interligado e tudo possui uma conseqüência, que será sentida de maneira planetária. Toda ação contra a natureza implica em um prejuízo universal para o planeta. Uma garrafa pet no Rio Branco ou uma tragédia como vimos na barragem em Brumadinho, está interligado a tudo no planeta, e se não cuidarmos dele seremos engolidos.

 

* A autora é professora, graduada e especialista em Filosofia. [email protected]


VEJA TAMBÉM...