Questão de Opinião

Penso, porque existe Filosofia


ELIZA LIMA*

"Com a Filosofia podemos pensar em questões unicamente teóricas, e também discutir questões cotidianas, que influenciam diretamente nossas vidas, além de pesquisas científicas"

Quando falamos de Filosofia é comum ouvirmos que ela não serve pra nada, que ela é dispensável, na escola é a disciplina que só tem debates, que é só falar qualquer coisa que já estamos fazendo filosofia. Esses tipos de comentários são comuns porque as pessoas não entendem a importância da Filosofia na vida cotidiana.

Normalmente o estudo da Filosofia está ligado às coisas subjetivas, e isso causa certo espanto, por ser ela a única disciplina escolar que trabalha basicamente com a subjetividade. Mas essa não é a única ocupação da Filosofia, ela é um campo amplo que permite fazer relações entre as diversas áreas do conhecimento e que também trabalha questões práticas.

Em linhas gerias, a Filosofia pode ser separada em questões teóricas e práticas, e em certos momentos as duas se entrelaçam. São questões teóricas: as discussões sobre Deus, alma, o bem e o mal, o pensamento, o conhecimento, sobre a essência do homem, entre outras. Entre as questões de cunho prático temos: a ética, a política, o marxismo, hermenêutica, a linguagem, educação, entre outras.

A Filosofia é feita em um espaço e tempo, o que significa que assim como a tecnologia evoluiu de um século para outro, a Filosofia também tem ideias que perderam o posto de verdade absoluta, como a teoria geocêntrica. A grande diferença é que na Filosofia tudo se aproveita, e apesar de sabermos que a teoria geocêntrica não é correta, de acordo com a Ciência, ainda podemos trabalha-la, apontando o método, a evolução, as questões que levaram a Filosofia a se preocupar com questões científicas, quando acontece essa separação, e por aí vai. Também temos correntes filosóficas que nascem da necessidade da sociedade moderna e contemporânea, como a Filosofia da Ciência e a Filosofia da Mente, que, juntas, discutem processos e métodos científicos, a evolução da tecnologia, a dependência humana da tecnologia, a inteligência artificial, a programação de computadores, o uso da neurociência na inteligência artificial e muitos outros.

Em outras palavras, com a Filosofia podemos pensar em questões unicamente teóricas, e também discutir questões cotidianas, que influenciam diretamente nossas vidas, além de pesquisas científicas, no campo da Medicina, Biologia, Computação, Física, trabalhando em conjunto para sempre ampliar conhecimentos. A Filosofia não é um campo estático, preso em um passado como a Alemanha de Karl Marx. Ela é bem maior e também necessária.

A Filosofia não foi criada para suprir a necessidade de uma ciência emergente, ela sempre existiu, e num dado momento, quando homem se apropriou dela, ela se ampliou, dando condições para o surgimento das outras ciências. Não é falsa a afirmação que diz que a Filosofia é a mãe de todas as ciências, como também não é um exagero. O pensamento lógico e organizado é o maior presente que a Filosofia poderia dar ao mundo.

 

* A autora é professora, graduada e especialista em Filosofia. [email protected]