Questão de Opinião

Qual a função da música?

Aquele que consegue absorver o que a música está falando e transformá-la em algo aplicável, é o tipo de pessoa que enfrenta bem as adversidades


Você ouve música com freqüência? Talvez sua resposta seja sim, afinal poucas pessoas devem ter lhe visto sem fone de ouvido pendurado no pescoço. Ou talvez a resposta seja não, por algum motivo você não gosta de todo aquele ruído que chamam de música, e aceita facilmente trocar a música por uma sala silenciosa e um bom livro.

Mas o que é então, a música? Podemos dizer que ela é um conjunto de notas distribuídas num compasso, que possuem um objetivo geral, agradar sonoramente uma pessoa ou grupo que a escuta.

Sim, essa definição e o fator "você ouvir música" pode nos transformar em um fã de primeira linha, um estudioso da história da música, ou também pode não acontecer nada. Mas vamos trabalhar aqui pensando que a música, independente da letra ou estilo musical, faça a diferença nas nossas vidas. As músicas falam por nós, basta-nos sentar para ouvi-la.

Aquele que consegue absorver o que a música está falando e transformá-la em algo aplicável, é o tipo de pessoa que enfrenta bem as adversidades, e isso não implica nenhuma previsão astral, mas se refere a nossa capacidade de ver o outro, ter compaixão, de ser empática, seja a situação que for.

A música tem várias funções, a que sempre lembramos é a Marcha Nupcial, que anuncia com muito glamour a entrada da noiva. Mas ser musica é bem mais que isso. As vezes vivemos situações que não conseguimos explicar em palavras, mas através de uma musica os ouvintes são capazes de compreender. Há inúmeras formas de comunicar-se com as pessoas, e a música faz parte de uma delas.

Depois de pensar a música como instrumento de ensino e aprendizagem, uma nova maneira de se trabalhar com musica está presente nas escolas. Sempre existem festas realizadas pelas as escolas, festa junina é um exemplo, tornando um cenário aberto para novidades educacionais, como essa usada pelos professores, que usam a música dentro da sala de aula, é uma novidade, que tem ganhado cada vez mais atenção porque ela é o tipo de instrumento neutro, que pode interagir com a musica de uma forma, mas se colocada num ambiente com alunos que merecem cuidados contínuos, e as crianças "normais", a resposta é muito grande positivamente e também o suporte necessário para os professores.

Trabalhar com a música no ambiente pode transformar a vida de uma criança que tenha alguma debilidade cognitiva, ou crianças com hiperatividade, e colabora bastante pela imersão do aluno na música, ajudando aqueles creches em que os alunos passam o dia, por exemplo. Por tantas formas de utilizar a música para o bem estar da criança, acredito que ela é a maneira mais honesta para se trabalhar com crianças do Maternal ao Fundamental I. 

ELIZA LIMA - a autora é professora, graduada e especialista em Filosofia. [email protected]

 


SEE ALSO ...