Site permite que crianças brinquem de orquestra e seus instrumentos

Foto: Reprodução/ site Brincando de Orquestra
O site ainda mostra os instrumentos em separado, seus respectivos nomes e sons

A interação das crianças com a música, desde cedo, favorece múltiplas aprendizagens e contribui para o desenvolvimento em diferentes âmbitos. Dentre as vantagens dessa interação estão:

– melhor coordenação motora;

– desperta a sensibilidade e a criatividade;

– ajuda a criança a se comunicar;

– favorece a aprendizagem da cooperação e da divisão de tarefas em grupos;

– aumenta a autoestima;

– favorece a aprendizagem de outras áreas como a linguagem oral e escrita e a matemática.

Pensando em todo esse potencial, é interessante proporcionarmos o contato das crianças com a escuta de músicas, com o cantar e com os instrumentos. E, seguindo essa linha, que tal colocarmos as crianças em contato com uma orquestra sinfônica?

É justamente isso que faz o site Brincando de Orquestra. Ali, de distintas formas, uma orquestra é apresentada às crianças. Uma dessas entradas é um espetáculo em vídeo, no qual um grupo de estudantes é encarregado de uma pesquisa escolar sobre o que é uma orquestra. Os três, com a ajuda do tio de um deles, assistem ao ensaio de uma orquestra e conhecem sua organização.

Outra possibilidade é conhecer diretamente “A orquestra”, clicando sobre essa aba. De imediato, vê-se a ilustração de uma orquestra e de seus diferentes naipes, como são chamados os conjuntos de instrumentos. Ao clicar sobre cada naipe é possível ouvi-lo na reprodução da abertura de “Carmen” e, clicando sobre a estante do regente, ouve-se todos simultaneamente.

O site ainda mostra os instrumentos em separado, seus respectivos nomes e sons e também traz jogos em que as crianças procuram identificar instrumentos, brincar de regente ou descobrir qual versão de uma música clássica é correta.

Explorar o site com a criança é pura diversão, além de também proporcionar experiências instigantes com a música clássica e com os mais variados instrumentos. Depois, é claro, fica a dica para levá-la a um concerto, uma vivência realmente fascinante!

Portal EBC