Terceira edição do Encontro Amazônico LGBT do PT começa nesta sexta-feira (19)

Foto: Agência Brasil
Este vai ser o terceiro encontro amazônico que o Setorial LGBT do PT realiza

A partir de hoje (19) até domingo (21), acontece em Boa Vista a terceira edição do Encontro Amazônico LGBT do Partido dos Trabalhadores O evento ocorre na sede do PT e os organizadores esperam reunir em torno de 50 lideranças partidárias do movimento LGBT da Região Amazônica, além de outros convidados locais e de outras regiões do país. Haverá ainda a presença de dirigentes nacionais da sigla, entre eles, Anne Karoline, Fátima Cleide e da senadora Gleisi Hoffmann.

Este vai ser o terceiro encontro amazônico que o Setorial LGBT do PT realiza para discutir pautas inerentes ao movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O evento antecede o Sexto Congresso Nacional do Partido, e acontece em função da discussão para criação e organização de uma secretaria especifica dentro da estrutura do Diretório Estadual e consequentemente nacional com este recorte social.

O organizador do encontro, Edney Borges, está muito otimista com o evento e espera colocar em prática a criação de núcleos setoriais e principalmente mobilizar a comunidade LGBT do interior de Roraima em torna da pauta que defende. Segundo ele, além do movimento ser propício para o debate, ele é um dos que mais avançou na conquista de direitos, sendo o principal deles a união homoafetiva reconhecida pela Justiça , decisão que também deve facilitar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Para Borges, uma luta encampada pelo segmento é a aprovação de uma lei ou dispositivo que criminalize a homofobia, uma vez que o PLC 122 (Projeto de Lei Complementar que criminalizava prática) foi bastante debatido e combatido na Câmara dos Deputados por setores conservadores da sociedade e por fim arquivado.

A sede do Partido dos Trabalhadores fica na Rua Benjamin Constant, 2526, bairro São Vicente.