Últimas Notícias

Abandonado há sete anos, Museu Integrado de Roraima não recebe programação nacional

Inaugurado em 13 de fevereiro de 1985, o espaço conservava o mais importante acervo museológico do Estado de Roraima


Acervo está guardado no prédio do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Abandonado há sete anos, o Museu Integrado de Roraima, localizado dentro do Parque Anauá, ainda não tem nenhum projeto de reforma. De ontem até domingo (19), acontece em todo o Brasil a 17ª Semana de Museus, com mais de 3 mil atrações. No Estado, a realidade será bem diferente, pois o acervo que deveria estar exposto para visitação, está guardado no prédio do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação (IACTI), responsável pelo setor.

A atual edição da Semana, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. A programação faz parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, lembrado no dia 18 de maio.

Nessa segunda-feira (13), uma equipe do Roraima em Tempo esteve nas dependências no Museu Integrado e constatou a precariedade na estrutura e o abandono. O local, que antes era movimentado com a visitação de estudantes, professores e pesquisadores, hoje acumula lixo, mato e está com a estrutura totalmente deteriorada.

Inaugurado em 13 de fevereiro de 1985, o espaço conservava o mais importante acervo museológico do Estado de Roraima. A coleção era bastante diversificada e composta por peças adquiridas por meios de coletas, aquisições e doações abrangendo diversos temas como: arqueologia, botânica, zoologia, arqueologia, etnologia, história e artes visuais.

Sem a mínima condição de uso, o prédio se encontra praticamente em ruínas com vidros, janelas e portas quebrados, encostos de madeira repletos de cupins, teto de PVC deteriorado e com inundações e goteiras. Com o período chuvoso, a situação do prédio tende a piorar.

Muitos acervos ainda se encontram no local, todavia, o espaço está sendo utilizado como moradia para pessoas desabrigadas. Além disso, as paredes estão todas pichadas.

SEM REFORMA

Em nota, o Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação informou que o Museu Integrado de Roraima foi interditado em 2012, após uma perícia do Corpo de Bombeiros, que verificou e constatou que a estrutura estava imprópria para manter e expor as peças.

De acordo com IACTI, no momento está sendo realizado o levantamento para auxiliar o projeto de reforma do local. "O projeto será apresentado aos Ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia para obterem verbas para a realização da obra", disse um trecho da nota.

Ainda segundo o Instituto, todo o acervo do Museu Integrado está preservado no prédio do IACTI, e, pelo fato de o Museu ser um Departamento do Instituto, os servidores continuam em exercício das atividades na referida repartição pública.

SEE ALSO ...