Últimas Notícias

Arte, esporte e integração marcam dia do refugiado em Roraima e Amazonas

Atividades ocorrem em Boa Vista, Pacaraima e Manaus, cidades que recebem grande parte do fluxo de migrantes


Entre os dias 18 a 23 de junho, eventos gratuitos reúnem população refugiada e brasileiros - Reynesson Damasceno/Acnur

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e parceiros realizam a partir da próxima semana diversos eventos voltados à população refugiada e a integração no Brasil, no marco do Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. Em Roraima e Amazonas, as iniciativas incluem rodas de conversas, sessões de cinema e atividades esportivas.

As atividades ocorrem em Boa Vista, Pacaraima e Manaus, cidades da região Norte que recebem grande parte do fluxo de migrantes venezuelanos. Ao promover a integração desta população com a comunidade local, "estas cidades demonstram sua capacidade de agregar quem foi forçado a deixar tudo para trás", informou a ACNUR.

Entre os eventos estão atividades artísticas, como exposição fotográfica, dança, música, feira de artesanato, show de calouros, e esportivas, que incluem caminhadas e jogos de vôlei, futebol e kickball. Grande parte dessas atividades será aberta à população local.

De acordo com a Polícia Federal, em todo o país, até abril deste ano, já são aproximadamente 99 mil pedidos de refúgio, sendo 83 mil deles apresentados em Roraima e outros 16 mil no Amazonas. Além desses números, há outros 68,5 mil pedidos de residência temporária. Desde 2015, mais de quatro milhões de venezuelanos deixaram o país em busca de proteção e assistência médica em países latino-americanos.

Em Boa Vista haverá apresentação teatral e exposição de fotos no abrigo Jardim Floresta na tarde da quarta-feira (19). Torneios esportivos serão realizados nos abrigos Pintolândia (20) e Rondon 3 (22). Em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, haverá feiras de artesanato, mostras culturais e atividades esportivas nos abrigos, nos centros de controle migratório e na quadra esportiva da cidade.

Ainda na capital, na quarta-feira (19), às 15h, ocorre a formatura da primeira turma de estudantes venezuelanos do projeto "Oficinas de Acesso e Integração ao Mundo do Trabalho", uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e o ACNUR.

Neste mesmo dia será lançado o relatório do ACNUR "Tendências Globais", com os dados mais recentes sobre deslocamento forçado. O lançamento será às 9h, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Já na capital amazonense, o destaque são os eventos do final de semana. A partir das 8h do sábado (22), começa a Caminhada #ComOsRefugiados, com a participação venezuelanos e da população local. Com concentração na praça do Teatro Amazonas, a caminhada termina no Colégio Brasileiro, onde participantes se confraternizarão com música e atividades para as crianças.

No domingo (23), o Centro de Apoio e Referência para Refugiados e Migrantes em Manaus (CARE) terá uma programação de serviços e oficinas gratuitas de artesanato e confecção de sabonetes voltadas para a população refugiada.

DIA DO REFUGIADO

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado em 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições.

AGENDA

Boa Vista

18/06, às 15h: Roda de conversas com mães e crianças, ministrado pelo IMDH na igreja da Consolata.

19/06, às 09h: Atividades culturais no abrigo Santa Tereza.

19/06, às 09h : Lançamente do relatório Tendências Globais 2018, no Auditório da SETRABES.

19/06, às 14h: Peça Teatral, exposição de fotos, Dança Cultural, Vídeo de Partilha de experiências exitosas de famílias interiorizadas, no abrigo Jardim Floresta.

19/06, às 15h: Formatura da primeira turma de venezuelanos em Boa Vista do projeto "Oficinas de Acesso e Integração ao Mundo do Trabalho", no CIEE Boa Vista.

19/06, às 18h: Gupos culturais venezuelanos como música, dança, poesia. Além de oferecer comidas típicas venezuelanos, no Caritas Boa Vista, 18h.

20/06, às 09h: Torneio esportivo, apresentações culturais e classes para crianças no abrigo Pintolândia.

20/06, às 09h: Exposição de Mandalas e Standu up - Show de Variedades, no abrigo Tancredo Neves.

20/06, às 09h: Exposição de Fotografias e pinturas, apresentações musicais e danças, no abrigo Nova Canaã.

21/06, às 15h: Show de Talentos no Abrigo Latife Salomão.

22/06, às 09h: Torneio esportivo para os abrigos Rondon 1, 2 e 3 no espaço recreativo do Rondon 3.

22/06, às 14h: Apresentações culturais, teatro, danças e atividades para as crianças no abrigo Rondon 3.
Pacaraima

20/06, às 09h: Exposição de fotos e artesanato Warao no Posto de Recepção e Identificação) e mostra cultural e apresentação de Jiu Jitsu no Posto de Triagem.

20/06, às 18h30: Festival de Cinema na quadra esportiva coberta da cidade.
Manaus

18/06, às 08h: Roda de conversa sobre refúgio na Universidade Federal do Amazonas.

18/06 às 19h: Sessão de cinema para refugiados abrigados na cidade no Casarão de Ideias.

19/06, às 19h: Sessão aberta do filme 'Los Silencios' no Casarão de Ideias.

22/06, às 08h: Caminhada #ComOsRefugiados, na Praça do Teatro Amazonas.

23/06, às 10h: Confraternização e oficinas para refugiados no Centro de Apoio e Referência para Refugiados e Migrantes em Manaus (CARE).

SEE ALSO ...