Últimas Notícias

Conheça a profissão que oferece à gestante coragem, resistência e apoio emocional

'Doula' vem do grego e significa 'mulher que serve', justamente por oferecer encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e conforto à futura mamãe

Créditos: Gabriela Marcondes
Doulagem visa preparar a mulher para o parto ensinando-lhe diversas técnicas e promovendo a força interna que toda grávida possui - Divulgação

Atualmente gestantes têm optado por receber acompanhamento de "Doulas", profissionais capacitadas para auxiliar as mulheres durante a gestação, trabalho de parto e pós-parto. Em entrevista ao Roraima em Tempo, a profissional Cristiane da Conceição explicou um pouco sobre o trabalho que uma Doula desempenha.

A palavra "Doula" vem do grego e significa "mulher que serve", justamente por oferecer encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e conforto à futura mamãe. Ela também disponibiliza informações essenciais sobre o mundo da maternidade para que a gestante se sinta mais confiante.

Cristiane explicou que Doula é uma profissional da modernidade, assim como, por exemplo, o cuidador de idoso. "Ela auxilia a mulher a se conectar com sua força interior para vivenciar esse momento tão importante para o bebê e para a mãe", declarou.

Uma Doula não precisa necessariamente ter uma formação médica, pois se capacita por meio de cursos. Cristiane contou que escolheu a profissão porque estava em busca de uma conexão maior e pela necessidade de auxiliar ao próximo.

"Foi um chamado na verdade. Estou em busca de me reconectar com a essência do ser humano e encontrei na doulagem uma forma. Levar informações para gestantes tem me feito muito feliz e grata a Deus. É uma oportunidade de servir meus semelhantes", expressou. 

Leia a entrevista com a Doula e entenda um pouco sobre o apoio que a profissional proporciona.

Qual a importância de se ter a colaboração de uma Doula?

Cristiane: A Doula é uma profissional para estar presente, com dedicação ao casal ou a gestante na preparação para o parto. Eles precisam estar informados, consciente de como são as fases de um trabalho de parto e todas as inúmeras possibilidades do pode acontecer. O quanto às emoções são importantes e como podem lidar com elas.

O trabalho da Doula é de agora ou já existia antes?

Cristiane: A figura da Doula sempre existiu. Quando o parto ainda era um evento família, elas eram as comadres, mães, avós, tias e todas as mulheres em torno de uma gestante que tinham uma experiência. Elas precisam ser uma fonte de segurança e apoio constante no trabalho de parto, na preparação e nos cuidados do pós-parto.

Como a Doula prepara a mulher para o parto?

Cristiane: Nos primeiros momentos há a construção de uma relação de confiança, em conhecer aquela mulher e as necessidades. Auxiliar ela a encontrar uma autonomia dentro dela. Há ainda um trabalho físico, com técnicas para diminuir os desconfortos da gestação, parto e pós-parto.

Com quais informações a Doula trabalha?

Cristiane: A Doulagem é realizada por profissionais que passam por um curso de formação e que sempre estão estudando para ampliar o conhecimento e a capacidade técnica. Ela defende o parto humanizado e isso significa um parto sem violência obstétrica e intervenções desnecessárias.

Como encontrar uma Doula?

Cristiane: Em Roraima ainda são poucas profissionais, mas a internet é um caminho que encurta esse encontro.

Como é a relação entre Doula e gestante?

Cristiane: O objetivo é construir uma relação em que a Doula possa ser um aporte para a gestante. Uma presença, que nem sempre é fisicamente, que ela sabe que pode contar nesse momento. De forma geral é um caminho de autoconhecimento tanto para a Doula quanto para a mulher.

Só mulheres podem ser Doula?

Cristiane: É mais comum, devido à afinidade, pois dar à luz é uma dádiva de mulher. Então há uma conexão maior, mesmo que a Doula ainda não tenha filhos. Pelo simples fato de serem duas mulheres, existe a essência feminina. Mas na minha formação soube notícia de um "Doulo". Ele deve ser um homem maravilhoso.

As respostas da Cristiane Conceição tiveram a colaboração da também Doula, Letícia Kirsten.

SEE ALSO ...