Últimas Notícias

Especialista dá dicas de como economizar durante compras no Dia dos Namorados

Expectativa para 2019 é que os consumidores gastem, em média, R$292 nos presentes, aponta indicadores


Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Na próxima quarta-feira (12), é o Dia dos Namorados, data que costuma movimentar o comércio por conta da venda de presentes. Para ajudar nas compras, mas sem comprometer a renda mensal, o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, destacou algumas dicas.

De acordo com os indicadores, a expectativa para 2019 é que os consumidores gastem, em média, R$ 292 nos presentes, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Antes de comprar o presente, é importante verificar a situação da renda mensal e quanto pode ser gasto.  

"A troca de presentes é algo significativo no Dia dos Namorados, portanto, vale a pena se organizar financeiramente para essa data com antecedência. Quem não fez um planejamento, melhor optar por algo que caiba em seu atual orçamento, sem deixar de ser especial. É hora de colocar a criatividade para funcionar, afinal, é muito melhor viver bons momentos com tranquilidade financeira", comentou.

Outra dica importante é ter consciência da verdadeira condição financeira. Aos namorados que não têm dinheiro para comprar à vista, é imprescindível observar se a compra parcelada não fará com que perca a força de pagamento com o passar dos meses e correr o risco de se tornar inadimplente.

Caso já tenha dívidas em aberto, adquirir uma nova não é o mais indicado. Uma alternativa seria optar por presentes baratos, mas que surtam um efeito certeiro, como chocolates, cartão ou flores.

"Nessa data é importante buscar surpreender, pois quando há um valor emocional, o presente se torna ainda mais especial. A compra e o custo devem levar em consideração o seu atual padrão de vida, pois o hábito de consumo pelo endividamento pode resultar em dificuldades em pagar as dívidas e inadimplência em longo prazo", ressaltou.

Para quem fez economias e poupou dinheiro para comprar o presente, a orientação é que procure por um item cujo valor corresponda a quantia reservada para que não seja necessário se endividar, e que compare preços. Afinal, em datas comemorativas os valores podem sofrer grandes variações de acordo com as praças.

"Tendo em vista o produto que deseja comprar, vale a pena pesquisar em lojas de bairro, onde a negociação tende a ser mais fácil, em lojas de departamento, que costumam praticar bons preços, e também em lojas online. O mais importante é pesquisar e comprar o que deseja pelo melhor preço, lembrando que o valor economizado deve ser poupado para antecipar a realização dos sonhos do casal" orientou.

Ainda de acordo com o presidente, o segredo para surpreender e presentear com grande estilo no Dia dos Namorados é se planejar financeiramente com meses de antecedência. Para isso, ele recomentou que as pessoas procurem saber quais são os sonhos do seu par. Escolha um e pesquise quanto custa. Além disso, verificar quanto precisa guardar e durante quanto tempo para conseguir o montante.

"Faça economias no dia a dia e acrescente o dinheiro economizado na poupança do presente. Mantenha a sua atitude em segredo e, quando dispor do valor total, surpreenda presenteando com a realização do sonho", detalhou.

SEE ALSO ...