Últimas Notícias

Governo e MP assinam cooperação para uso da estrutura tecnológica Data Center

Termo foi assinado nessa quinta-feira (13) pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), e a procuradora Janaína Carneiro Costa


Estrutura vai sustentar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações - Ederson Brito/Secom-RR

A estrutura tecnológica Data Center, criada pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), foi mais uma ferramenta adotada pelo governo estadual como parte do objetivo de transformar o Estado em um Governo Digital. 

O termo de cooperação de uso foi assinado nessa quinta-feira (13) pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), e a procuradora Janaína Carneiro Costa. A estrutura vai sustentar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Roraima. 

Denarium ressaltou a importância do uso do SEI no Estado. "Esta ferramenta vai dar transparência e credibilidade às informações do governo e vai ser um mecanismo para controlar o que é feito dentro do governo. O objetivo é transformar Roraima em um governo digital", disse. 

A procuradora Janaína Carneiro acrescentou que a cooperação entre os dois Poderes é importante para o desenvolvimento de Roraima. "A partir deste momento, o Ministério Público vai disponibilizar ao Estado uma gaveta dentro da Data Center para que assim o Governo possa implantar o SEI e dar continuidade aos trabalhos administrativos de forma mais eficaz", explicou. 

COMO VAI FUNCIONAR? 

Conforme detalhou o diretor de Tecnologia de Informação do MPRR, Cedric Williams, a Data Center é uma estrutura que sustenta equipamento e servidores da Tecnologia de Informação e tem como diferencial a alta disponibilidade. 

"Significa que mesmo que haja uma queda de energia ou qualquer outra indisponibilidade, o serviço continuará funcionando porque tem mecanismos que mantêm toda gama de serviços", complementou. 

Dessa forma, a Data Center será a estrutura tecnológica que irá sustentar o funcionamento do SEI, que por sua vez, será um sistema interno e externo pelo qual funcionarão todos os trâmites, processos e demandas do Estado de forma totalmente digital. 

Internamente, será um sistema onde as Secretarias e demais setores governamentais terão acesso para fazer envios de documentos, acompanhar processos e obter resultados de qualquer assunto relacionado às respectivas pastas. Com isso, haverá economia de papel e de uso de transporte, diminuindo, assim, o consumo de combustível. 

Já externamente, todas essas informações serão disponibilizadas no Portal da Transparência, onde a sociedade poderá ter acesso a todos os trâmites relacionados ao governo do Estado, de forma rápida e clara.

SEE ALSO ...