Últimas Notícias

Indígenas de RR voltam a exigir nomeação de médico ao cargo de coordenador do Dsei-Leste

Paulo Daniel trabalha há quase 30 anos nas comunidades de Roraima, segundo os indígenas


Movimento será por tempo indeterminado, afirmam lideranças - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Cerca de 200 indígenas de Roraima voltaram a protestar na manhã desta quinta-feira (16) em frente ao prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste). O movimento organizado por cinco entidades exige a nomeação do médico Paulo Daniel ao cargo de coordenador do Dsei. A manifestação será por tempo indeterminado.

"Nós queremos ser ouvidos. O coordenador que queremos conhece a realidade da população indígena. O que foi nomeado não atende aos requisitos para a função", comentou o líder macuxi Cirilo Roberto de Sousa.

O primeiro protesto feito pelas etnias para exigir a nomeação do profissional foi realizado no dia 3 de maio, no mesmo local. Para as comunidades, é de fundamental importância que o médico assuma a gestão do Distrito. Eles alegam que Daniel é profissional capacitado para exercer a função e trabalha na saúde indígena há 30 anos.

"Chega de indicação política, nós queremos uma saúde de respeito, pois faltam medicamentos e outros materiais. O atual gestor não sabe o que as comunidades precisam", disse a professora indígena Mansipî Ernestina.

O atual coordenador Vitor Paracat foi indicado ao cargo pelo senador Chico Rodrigues (DEM). O parlamentar participou do primeiro protesto e, inclusive, recebeu documentada indicação das lideranças. Ele tinha se comprometido de levar o pedido à Brasília.

"Tudo que eu posso fazer é assumir a responsabilidade de pelas minhas mãos encaminhar a documentação em Brasília na próxima segunda-feira [6]. Esse é o meu compromisso que eu digo aqui para centenas de pessoas que estão compondo essa assembleia", afirmou o senador à época.

 

SEE ALSO ...