Últimas Notícias

Lideranças indígenas fazem protesto para indicar novo coordenador do Dsei-Leste

Grupo alegou que quer voz na indicação, visto que se trata de uma situação política e que não atende às necessidades dos povos indígenas

Créditos: Rikaelly Silva
- Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

Um grupo de aproximadamente 100 indígenas se reuniu em frente à sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Leste), na manhã dessa segunda-feira (29), para reivindicar a indicação de um nome para a coordenação do órgão. 

De acordo com informações apuradas pelo Roraima em Tempo, o atual coordenador do Dsei-Leste afirmou que será exonerado do cargo e que uma indicação política seria feita para assumir a gestão do órgão, o que seria rebatido pelos indígenas.

O grupo alegou que quer voz na indicação, visto que se trata de uma situação política e que não atende às necessidades dos povos indígenas. À reportagem, eles asseguraram que pretendem indicar o nome de Paulo Daniel para compor a nova coordenação

O movimento indígena relatou que a informação de exoneração foi confirmada pelo próprio coordenador do Dsei-Leste, Armando Neto.

"O coordenador vai vir aqui no movimento e nós vamos entregar a ele o documento de exoneração, para assinar, bem como apresentar o nome do novo candidato ao cargo. Não queremos indicação política", informou o indígena, Aldenir Cadete, da Comunidade Raposa Serra do Sol. 

POR DIREITOS

Na semana passada também ocorreram manifestações dos povos indígenas em frente à Assembleia Legislativa de Roraima. Os atos estavam relacionados aos direitos que não estão sendo garantidos, assim como o de poder de escolha do novo gestor do Dsei-Lestes.

"Queremos ser ouvidos e reconhecidos. Não somos desinformados e conhecemos nossos direitos e é por isso que buscamos alguém em possamos confiar. Estamos aguardando que mais comunidades venham se juntar a nós", desabafou o líder indígena.

Os manifestantes relataram que enquanto não tiverem uma resposta positiva à reivindicação, não sairão da frente do prédio, na Capitão Júlio Bezerra, bairro dos Estados, zona Norte de Boa Vista.

SEE ALSO ...