Últimas Notícias

Mais de 12 mil venezuelanos foram interiorizados de RR; Amazonas é o estado que mais recebe

Entre 7 e 12 de junho foram realizados três processos de interiorização; 200 foram enviados a outras regiões do país


Das 27 unidades da federação, apenas três ainda não receberam os imigrantes - Arquivo/Roraima em Tempo

Desde que a Operação Acolhida foi criada no ano passado, mais de 12 mil imigrantes venezuelanos foram interiorizados de Roraima. Essa etapa, como se denomina o processo de envio dos imigrantes para outros Estados, é uma das principais iniciativas do governo federal frente à forte migração do país vizinho.

Segundo a Força-Tarefa, diariamente cerca de 600 venezuelanos cruzam a fronteira entre o Brasil e a Venezuela em busca de abrigo, residência temporária ou refúgio. Eles deixam o país massacrado pelo regime de Nicolás Maduro, presidente não reconhecido pelo Brasil e outras dezenas de nações.

Entre 7 e 12 de junho foram realizados três processos de interiorização. No total, 200 venezuelanos foram enviados para outras localidades brasileiras. Até o momento, os Estados que mais receberam imigrantes venezuelanos foram: Amazonas (1.163), São Paulo (1.094) e Rio Grande do Sul (1.045).

Das 27 unidades da federação, apenas três ainda não acolheram imigrantes. Dos mais de 12 mil interiorizados, 4.482 foram recebidos pela sociedade civil, através de entidades religiosas, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como mórmons. Eles lideram o ranking, tendo interiorizado mais da metade desse número, ou seja, 2.804 imigrantes.

A interiorização é um processo voluntário, no qual todos os beneficiários são previamente registrados e recebem auxílio na obtenção da documentação necessária para a regularização no Brasil. A Operação Acolhida certifica de que cada indivíduo esteja devidamente vacinado e com exames médicos atualizados.

MODALIDADES

Vaga de emprego sinalizada: quando o imigrante é direcionado para uma vaga de emprego definida;

Institucional: quando é feita transferência de abrigos de Boa Vista para abrigos mantidos pelo poder público no interior do país;

Sociedade Civil: ocorre quando, através de parcerias com as instituições civis, entre elas, jesuítas, mórmons e rotary, o imigrante é levado de um abrigo para outro em determinado estado;

Reunificação Familiar: situação na qual o cidadão tem algum familiar que pode recebê-lo em e integrá-lo na sociedade.

SEE ALSO ...