Últimas Notícias

Pesquisa Datincorp: aceitação de Juan Guaidó cai 13% e de Nicolás Maduro sobe 7%

Ambos travam batalha pelo controle do país; Brasil reconhece a Guaidó como presidente da Venezuela

Créditos: Josué Ferreira
Mesmo com a diminuição, Guaidó lidera a aceitação com 33%; Maduro tem 16% - Divulgação

Uma pesquisa da Datincorp divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que a aceitação de Juan Guaidó entre os venezuelanos caiu 13% nos últimos quatro meses. Na contramão, a popularidade de Nicolás Maduro cresceu 7%, segundo dados da empresa. Os dois travam uma batalha jurídica, ideológica e política pelo controle do país.

Mesmo com a diminuição, Guaidó, reconhecido como presidente legítimo da Venezuela por mais de 50 países, incluindo o Brasil, lidera a aceitação com 33%. Maduro vem em seguida com 16% e, por último, Leopoldo López com 11%.

De acordo com os dados da companhia, 41% reconhecem a Nicolás Maduro como presidente do país, enquanto 36% optam por Juan Guaidó. 47% não se identificam com nenhum partido do país.

A empresa descreveu três possíveis cenários políticos no país: 1) Maduro saindo da presidência 'por bem ou por mal' e assumindo Guaidó; 2) Maduro no comando até 2025; e 3) Maduro no poder por mais um ano e novas eleições em julho de 2020.

Na primeira opção, 59% acreditam ser possível. Na segunda hipótese 56% disseram não ser possível. Já no terceiro cenário, 44% avaliaram ser possível.  

Outro número divulgado pela Datincorp é de que 79% dos venezuelanos entrevistados consideram o governo de Marudo como péssimo. Outros 69% consideram que a crise econômica, política e humanitária é o que mais afeta a Venezuela.

Ainda segundo o estudo, 54% não desejam intervenção militar e 66% não acreditam que negociações teriam êxitos. A empresa não detalhou quais seriam essas negociações.

PESQUISA

A Datincorp informou que foram entrevistadas 1,2 mil pessoas eleitoras ativas no país, no dia 2 de junho, em seis macrorregiões do país: Capital, Centro Ocidental, Ocidental, Los Andes, Los Llanos e Sul. A margem de erro é de 2.8 pontos percentuais para mais ou para menos.

SEE ALSO ...