Últimas Notícias

Uso incorreto de lentes de contato e falta de higiene podem levar a perda do globo ocular

Oftalmologistas afirmam que 25% das pessoas que usam lentes de forma errada requerem transplante de córnea

Créditos: Rikaelly Silva
Desenvolvimento da infecção na córnea é dada por bactérias, devido ao uso incorreto - Divulgação

Mudar a cor dos olhos para azul, verde, vermelho e demais cores só é possível por meio do uso de lentes de contato. Porém, para ficar com a saúde dos olhos em dia é preciso tomar alguns cuidados, tendo em vista que o mau uso das lentes pode causar a perda do globo ocular.

O médico oftalmologista Amarildo Rodrigues Melo destacou que há dois produtos que, sem avaliação e cuidado, podem causar as infecções na córnea e complicações: as lentes compradas pela internet e os soros incorretos.

Ele orientou que a compra pela internet deve ser cautelosa, pois o consumidor deve saber a procedência e qualidade do produto. "Por ser mais barato que no comércio especializado, a procura é intensa, mas a maioria não possui os termos de orientações", enfatizou.

Com relação ao soro para limpar as lentes, os originais e apropriados custam nas farmácias de R$ 90 a R$ 100. "Por ser caro, muitas pessoas escolhem o soro fisiológico, mas ele não é apropriado", explicou o médico.

Ainda segundo ele, o estojo da lente deve ser trocado a cada três meses e a lente não pode ser usada por mais tempo que o recomendável pelo o fabricante.

Melo assegurou que a higienização adequada das mãos também é fundamental, bem como a dos materiais de uso e principalmente a da lente. "Os cuidados podem evitar a úlcera de córnea", ressaltou o oftalmologista.

O desenvolvimento da infecção na córnea e dada por bactérias, devido ao mau uso das lentes de contato. A ceratite ocular, início da úlcera de córnea, é um problema enfrentado por muitas pessoas, quando descoberta no começo dispõe de tratamento um específico.

Segundo especialistas, o número de casos da doença no Brasil tem aumentado, preocupando oftalmologistas já que 25% das pessoas afetadas requerem transplante de córnea para tratar a doença ou restaurar a visão.

SEE ALSO ...