Coluna Roraima Alerta

Opinião: Denarium ignora caos na Saúde

Mesmo com as inúmeras denúncias e o aumento no número de mortes, o governador do Estado segue afirmando que está tudo 'Cada Dia Melhor'


PIOR CEGO

A sabedoria popular diz que o pior cego é aquele que não quer ver. Nessa lista, a Coluna pode incluir com muita tranquilidade o governador Antonio Denarium (sem partido) e todos os aliados políticos, sejam senadores, deputados federais ou estaduais. O caos está nítido na Saúde! Mesmo assim, ele continua repetindo o jargão de que Roraima está "Cada Dia Melhor". A dúvida é: melhor para quem? Hoje, são quase mil famílias que vivem o luto por ter perdido alguém na pandemia. Até domingo, o número oficial de óbitos era de 976, mais 88 mortes em investigação. Parte delas foi causada pela má gestão na saúde.

EVIDÊNCIAS

A prova ficou nítida em casos como o do cinegrafista Taylon Peres, que estava inconsciente da UTI e levou um banho de água da chuva que caiu pelo telhado do Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele morreu dois dias depois. Outros são das famílias que tiveram que fazer cota para comprar medicamento para sedar pacientes que tiveram que ser entubados. Alguns não conseguiram fazer com que o medicamento chegasse a tempo. Mais recente, a sociedade roraimense acompanhou o drama da gestante Aline Conceição e do radialista Alberto Gemaque. Apesar de o governo anunciar ampliação de UTI, os dois permaneceram dias na fila aguardando uma vaga. O quadro se agravou e os dois morreram. A família de Aline perdeu o filho que ela estava esperando. Mas, parece que nem isso gerou comoção ao governador.

DINHEIRO TEM...

O mais grave é que o Estado tem recursos para aplicar na Saúde. Quando a gestão não realiza compras superfaturadas para atender aliados, deixa o dinheiro guardado, sem utilidade. Enquanto isso, mais denúncias surgem como a do pai que neste fim de semana precisou comprar linha cirúrgica para que a esposa, internada na Maternidade, pudesse realizar cesariana. O nível de desorganização é tão grande que eles conseguem deixar faltar itens simples e atrasam o tratamento dos pacientes. Dizem que o dinheiro está guardado para ser usado somente na véspera das eleições. A tática é tentar melhorar a imagem de Denarium e dos aliados. É importante lembrar que isso não deu certo com o deputados Jalser Renier (SD), que investiu na campanha de Ottaci e perdeu as Eleições 2020. Porém, Jalser continua na base de Denarium, comandando politicamente a Secretaria de Saúde. Ele pretende repetir a receita de desastre em 2022?

PIADA

Como não bastasse a lentidão nos processos de enquadramento dos servidores do Ex-Território que se arrasta no atual governo, e a falta de atenção dos senadores de Roraima que pouco fazem pelos que têm direito, ainda temos Denarium tentando pegar carona no trabalho do ex-senador Romero Jucá (MDB). Usando a imprensa aliada ao governo, Denarium anunciou que, em março, mais servidores irão trabalhar na comissão que analisa os processos. Destacou que recebeu a informação do senador Randolfe Rodrigues (Rede), do Amapá. Em uma única fala, Denarium cometeu duas gafes. A primeira foi citar um senador que faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que Denarium defende com unhas e dentes. A segunda foi dar o mérito total ao senador do Amapá, ignorando completamente os senadores de Roraima e provando que realmente eles não se interessam pelo enquadramento.

AMNÉSIA

A deputada federal Shéridan (PSDB) que já foi de Anchieta e agora é Denarium deu uma entrevista a uma rádio local e zombou da memória do povo. Como se sofresse de amnésia, a deputada fez afirmações que não condizem com a verdade. Primeiro acusou que houve utilização da máquina pública na eleição da Prefeitura de Boa Vista, mas esqueceu de dizer que foi a coligação dela acusada de usar recursos do Governo do Estado para compra de votos. O caso das cestas básicas, algumas apreendidas pela Polícia Federal, a confusão dos cadastros denunciados pelos deputados estaduais, indicando que seriam utilizados para a compra de votos, caem na conta da parlamentar.

SEM COMENTÁRIOS

Shéridan se definiu como uma política jovem e moderna, mas não falou nada sobre a relação com Chico Rodrigues (DEM), que ela apresentou no programa eleitoral como vovô Chico. A deputada também não comentou nada sobre o dinheiro que o senador colocou na cueca. Também não fala sobre as suspeitas em relação ao apoiador na campanha, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), que também é acusado por desvio do dinheiro da Covid-19, citado em uma denuncia que está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela também não falou nada sobre a responsabilidade de Denarium no caos da saúde e menos ainda, sobre a retirada dos processos movidos por Anchieta contra o atual governador.

MENTIU

Shéridan chegou a dizer que ela foi a responsável pela criação do Crédito Social, quando na verdade, o programa foi implantado para alavancar a reeleição de Flamarion Portela. Sheridan só mudou o nome do programa, uma estratégia de marketing para fazer as pessoas acharem que ela foi a grande responsável pela ideia. Além disso, disse que foi vítima de fake news, porque sempre defendeu o Auxílio Emergencial. Se isso fosse verdade, ela, Ottaci (SD), Jhonatan de Jesus (Republicanos), Haroldo Cathedral (PSD) e outros, teriam votado para manter o valor de R$ 600 até dezembro. Mas, não foi isso que eles fizeram. É por essas e outras que Sheridan perdeu a credibilidade e ninguém acredita mais no seu jeito manhoso, de coitadinha.

VOLTA?

Nesta quarta-feira (17), acaba o prazo de 121 dias do pedido de afastamento do senador Chico Rodrigues. O Senado Federal não convocou ninguém para substituir o parlamentar. Além disso, a representação feita por outros Senadores contra ele, está parada no Conselho de Ética do Senado por causa da pandemia. Para Roraima, mais uma vergonha nacional.

PERGUNTAS

  • Será que Denarium não acompanha as denúncias feitas pela população sobre os problemas na Saúde?
  • Jalser vai continuar mandando na Saúde de Roraima?
  • Como fica a imagem do Estado se Chico Rodrigues voltar à cadeira de senador?

PENSAMENTO DO DIA

"O pior cego é aquele que não quer ver" - Sabedoria Popular.


SEE ALSO ...