Coluna Roraima Alerta

Opinião: Hospital de Campanha foi entregue ao esquecimento?

Hospital de Campanha foi fechado no início de dezembro e nenhum leito foi reaberto pelo governo desde então


Denarium, Jalser e Ottaci comemorando abertura de Hospital de Campanha - Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

HOSPITAL DE CAMPANHA

Em junho do ano passado, uma madrugada foi marcada por pressão política para que o Hospital de Campanha fosse aberto. Antonio Denarium, Jalser Renier, Ottaci, e outros nomes foram para a unidade aparecer, tirar foto e pregar que, graças a eles, a Área de Proteção e Cuidados (APC) estava aberta e recebera pacientes. Mãos dadas sinalizavam uma mera distração política para tentar alavancar a campanha de Ottaci para a prefeitura de Boa Vista. Não deu certo! Ele foi derrotado com diferença absurda.

QUAL A QUESTÃO?

Contudo, o maior questionamento que se faz atualmente é: onde está a mesma pirotecnia hoje? O Hospital de Campanha foi fechado no início de dezembro e nenhum leito foi reaberto pelo governo desde então. O mesmo atraso protagonizado por Denarium no início das atividades da APC é perceptível agora. O número de internados disparou em 76% na última semana, o número de casos é crescente, mas não tem leito para todo mundo. A Secretaria de Saúde está remanejando equipamentos para tentar contornar a incompetência nesta gravidade pandêmica.

POR QUÊ?

Os deputados, senadores e parlamentares da bancada vivem à margem da inércia e, sequer, pressionam o governo Denarium a tomar iniciativa e correr contra o tempo. O Ministério Público é o único a cobrar essa reabertura. Os outros guardam apenas recordações em fotos publicadas nas redes sociais. Não há movimento das bases políticas para sanar este problema. Nenhum deles foi ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Pelo contrário: apenas parabenizam Denarium por uma atuação faceira à custa do sofrimento da população.

PROMESSA

Já Denarium esteve na unidade no último fim de semana e prometeu 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para esta terça-feira (26), no Bloco C. Os leitos, segundo ele, vão servir para pacientes com coronavírus. O secretário Marcelo Lopes garantiu que haverá implantação de mais 10 semi-intensivas e que, atualmente, são 130 leitos clínicos. Contudo, o boletim mostra uma redução de nove desses leitos, assim como cinco semi-intensivos. A secretaria podia explicar o 'sumiço' dessas estruturas.

DANÇA DAS CADEIRAS

Indo para a Infraestrutura... Denarium fez uma verdadeira mudança em diversas secretarias. O destaque vai para a Seinf, para onde foram nomeadas 129 pessoas. Essas alterações ocorrem após Denarium nomear como secretária adjunta Delchelly Roberta de Souza. Vale lembrar que na semana passada ele colocou Shérisson Oliveira, irmão da deputada Shéridan, para comandar a Secretaria de Cultura. Por lá devem acontecer novas trocas. Haja espaço para tantas negociações entre o governador e os aliados.

ORÇAMENTO

Como o Roraima em Tempo já havia adiantado, o prefeito Arthur Henrique vetou todas as emendas feitas pelos vereadores no Orçamento 2021. Para a prefeitura, as propostas ferem o Regimento Interno da Casa, pois foram apresentadas depois do prazo estabelecido. A matéria foi lida no dia 6 de outubro e deveria receber as sugestões de alteração até 26 de outubro, mas não foi isso que ocorreu. Os vereadores boicotaram a peça até o último dia do ano. Como consequência, colocaram serviços essenciais em ameaça iminente.

DESDOBRAMENTO

O próprio prefeito já sinalizou que vai acionar a Justiça, caso os parlamentares insistam em manter o orçamento danificado. Com isso, a demora da batalha judicial poderá render péssimos dias para a capital. Neste mês, por exemplo, moradores reclamaram da falta de coleta de lixo. Contudo, a prefeitura explicou que o atraso no recolhimento já era reflexo da demora em aprovar a Lei Orçamentária. Esse exemplo pode ser o pontapé para grandes desastres sociais em Boa Vista. Eventos não realizados, pessoas que são beneficiadas através de projetos culturais vão ser prejudicadas, além de outros graves problemas. A conta uma hora chega para os vereadores.

PERGUNTAS

  • Por que os leitos foram diminuídos no HGR? Será que amanhã terá mais leito de UTI? E o Hospital de Campanha?
  • Jalser e Ottaci vão visitar o HGR e fazer show como fizeram na APC?
  • Quem será o próximo a ser tirado do primeiro escalão do governo Denarium?

PENSAMENTO DO DIA

Promessas são passado. A moda agora é cumprir. (Jean Rosana)