Coluna Roraima Alerta

Opinião: O desmoronamento do império de Jalser Renier

STF impediu recondução de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre para Câmara e Senador; entendimento foi aplicado no caso de Jalser


Jalser ainda pode recorrer - Divulgação/Facebook/Jalser Renier

ACATOU

O ministro Alexandre de Moraes determinou que haja uma nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). É que o ministro invalidou a recondução de Jalser Renier à presidência da Casa, assim como de todos os outros membros da mesa. O pedido do PSOL Nacional foi revelado neste ano pelo Roraima em Tempo. Inclusive, o PSOL local chegou a acusar o jornal de propagar notícia falsa. Agora, comemora a vitória da sigla na Corte máxima do país.

MOTIVOS

No ano passado, o STF impediu a recondução de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre para o comando da Câmara e Senador. Esse entendimento foi aplicado no caso de Jalser. Para o ministro, não pode haver mais de uma recondução para a presidência da Assembleia. Como Jalser ia para o quarto mantado, Moraes entendeu que isso era ilegal, e o artigo da Constituição Roraimense que permitia essa perpetuação no poder é inconstitucional. Uma nova data deve ser definida em 48h, ou seja, até amanhã.

BASTIDORES

A grande questão é: quem irá assumir a Assembleia? Como serão feitas as negociações? A preço de ouro? Cargos no governo? Secretarias loteadas? Muitas são as especulações sobre os rumos do Parlamento Estadual. Não se sabe se Jalser quer fazer um sucessor ou mesmo se o governador Antonio Denarium vai lançar um nome e jogar à altura para conquistar maioria da Casa e aprovar medidas do governo. Tudo é uma possibilidade. Quem dos deputados almeja ser presidente? Quais chapas vão se candidatar? Que comecem as negociatas.

REPERCUSSÃO

De certo que a notícia estremeceu a política local. O imbatível menino promissor, que canta e comanda a Casa há anos, pode sofrer grandes apertos políticos com a decisão. Ele pode recorrer, mas fontes da reportagem acreditam ser difícil conseguir derrubar a decisão que o afasta do cargo. Afinal, outros Parlamentos no país tiveram mudanças a partir desse entendimento da Corte. Nas redes sociais o sentimento foi de alívio. Centenas de comentários favoráveis à decisão de Alexandre de Moraes. Até a ex-prefeita Teresa Surita escreveu: "Roraima merece. Roraima agradece. Obrigada STF!".

NOMEAÇÃO

Por falar no senhor Jalser... A Assembleia Legislativa nomeou Faradilson Mesquita para o cargo de Assessor Parlamentar Legislativo Especial, com salário de R$ 7,2 mil. Como pode alguém processado por promover venda ilegal de terrenos ser nomeado para uma função com esta remuneração? Inclusive, Farah, como ele gosta de ser chamado, foi condenado pela Justiça a pagar R$ 1,5 milhão por não ter suspendido a comercialização de lotes em Boa Vista. A ficha dele está extremamente turva e suja. Contudo, ele sempre foi próximo a Jalser Renier, por isso, talvez, a CPI das Terras nunca tenha tido resultado.

HISTÓRICO

Há anos, Farah promove essa venda ilegal, brinca com a vida de milhares de pessoas, e já foi expulso de diversos locais que invadiu. Ele chegou a se atrelar à ex-governador Suely Campos e garantiu que 12 mil famílias seriam atendidas com serviços essenciais em um bairro chamado Antônio Torres. A Federação das Associações dos Moradores de Roraima (Famer) só enganou todo esse tempo e frustrou o sonho daqueles que almejam ter a casa própria. O sujeito ainda tentou ser político, mas sempre foi derrotado nas urnas. Agora, na Assembleia Legislativa, deve sugar os cofres públicos. Ou ele vai trabalhar? Não parece ser o forte dele!

COVID

 Ontem o governador decretou fechamento do transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, mas foi duramente criticado por algumas instituições. É certo que a decisão é acertada e demorou a ser feita. O governo sempre tarda nas ações. Prova disso é que estamos em meio a uma nova fase grave da pandemia e nem leito tem para as pessoas. Faltam materiais, medicamentos e valorização aos profissionais. Será que Denarium e o secretário Marcelo Lopes vão entregar hoje os 11 leitos de terapia intensiva que prometeram? Só pressionam a empresa para terminar as obras. Ontem, inclusive, estavam lá. Vamos esperar, porque o Hospital de Campanha até agora nada.

PERGUNTAS

  • Quem será o novo presidente da Assembleia? Ou Jalser vai conseguir reverter a decisão?
  • Denarium tem interesse em construir o presidente do Parlamento?
  • Marcelo Lopes entrega hoje os 11 leitos de UTI?

PENSAMENTO DO DIA

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. (Clarice Lispector)