Coluna Roraima Alerta

Será que o eleitor vai arriscar perder tudo ou optar pela continuação?

Em jogo estará a gestão da melhor cidade do Norte e uma das melhores do país para se viver


QUADRO FORMADO

Com a definição da pré-candidatura de Arthur Henrique, apoiado pela prefeita Teresa Surita, ambos do MDB, está formado o quadro da disputa municipal. São muitos os que se apresentaram como pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista e agora, seguem para a fase de organização dos grupos. No grupo do governador Antonio Denarium (Sem Partido) que atua em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renir (SD), existem sete pré-candidatos, todos aliados e jurando lealdade aos seus chefes. São eles: Ottaci (SD), Shéridan (PSDB), Marcos Jorge (Republicanos), Zé Haroldo (PSD), Pastor Izamar (Podemos), Luciano Castro (PL) e Gerlane Bacarin (PP).

Neste grupo, todos têm algo em comum: além da disputa pela Prefeitura querem destruir a imagem da prefeita Teresa para enfraquecer sua possível candidatura ao Governo em 2022.

Independente do Governo do Estado, serão os candidatos de esquerda Fábio Almeida (PSOL) e Professor Linoberg (REDE). Nicoletti (PSL) ainda não definiu sua linha e outras novidades devem aparecer como a candidatura de Abel Galinha, pelo DEM e outros candidatos de partidos menores. Com tantas possibilidades é necessário observar qual será a tendência do eleitor. Em jogo estará a gestão da melhor cidade do Norte e uma das melhores do país para se viver. Uma conquista obtida através do trabalho realizado pela prefeita Teresa e que é reconhecido pela população. Será que o eleitor vai arriscar perder tudo ou optar pela continuação?

INVESTIGAÇÃO

Os atos do Governo do Estado quanto à oferta de leitos de UTI e de retaguarda merece rápida e ágil investigação. Por ordem não se sabe de quem, leitos de UTI estão sendo desativados sobre o pretexto de que estão em manutenção. E isso está assim há mais de duas semanas. Essa postura criminosa além de colocar em risco a saúde das pessoas, distorce os índices de acompanhamento da pandemia. Tudo isso tem um só objetivo que é tentar fechar o comércio e gerar desgaste para a prefeita. A imprensa que é ligada ao Governo do Estado noticia diariamente que a situação piorou, criando um falso alarde. O Boletim traz dados difíceis de entender, porque soma só agora, mortes que foram registradas em semanas anteriores, dando a entender que tem mais gente morrendo nesses dias, quando na verdade, esse óbitos são antigos e já deveriam ter sido computados se não fosse a demora do Estado em confirmar o diagnóstico por Covid. É inadmissível que isso vire um jogo político, bem como uma atitude dessas ser apoiada pelos sete candidatos à prefeito do grupo Denarium/Jalser. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal precisam agir, inclusive para cobrar que os respiradores enviados pelo Ministério da Saúde sejam retirados das caixas e passem a atender a população.

RAPIDINHO

- Fábula: nas redes sociais circulou uma adaptação da fábula da Formiga e a Cigarra adaptada para os dias atuais, de disputa eleitoral. Nessa versão, "a formiga com raiva porque a cigarra cantava muito bem, votou no inseticida. Como consequência, morreram todos. Inclusive, o grilo que votou nulo". Voto de raiva ou de protesta nunca gerou nada de bom. O ódio no coração não é um bom conselheiro. Defender a mudança não é garantia de que as coisas melhorem e 2018 é um exemplo disso. Denarium e os três senadores mais inúteis de Roraima estão aí, para confirmar essa história.

- Carona: agora todo mundo quer pegar carona no trabalho da Prefeitura. Até o professor Linoberg está usando suas redes sociais para agradecer a prefeita pelo asfalto colocado em várias ruas da periferia. A eleição muda as pessoas.

- Zombaria: o senador Mecias de Jesus (Republicanos) divulgou que participaria de uma live sobre gestão pública. Mas isso deve ser uma fake news ou no mínimo é uma zombaria. A única coisa que Mecias entende sobre o tema veio da sua experiência como presidente da Assembleia Legislativa e principal articulador do Escândalo Gafanhotos. E isso não o credencia a falar em canto nenhum.

- Pose: tem gente que faz de tudo para aparecer. A pré-candidata Gerlane Bacarin voou até o Rio de Janeiro, para fazer uma foto ao lado do frasco que poderá conter no futuro, doses da vacina contra o covid- 19. Será que a candidata é cientista? Ela estaria ajudando a desenvolver a vacina?

- Sabem nada: o deputado Ottaci deveria repreender a equipe que escreve nas suas redes sociais. Eles devem se de fora e não conhecem nada da realidade de Roraima e como o deputado também não conhece, o resultado é postagem de muitas barbaridades. Uma delas foi postar que Roraima tem papel estratégico na produção de soja, milho, arroz e sorgo no Brasil. A verdade é outra. A produção local ainda é pequena, mas eles não sabem disso e estão falando besteira nas redes. Para Ottaci, é muito fácil mentir.

- Alegria: moradores do bairro Aeroporto estão comemorando a conclusão dos trabalhos feitos pela Prefeitura. Com a urbanização de 17 ruas, que receberam asfalto e calçada, 100% do bairro foi atendido. A realidade hoje é bem melhor, sem lama ou poeira; com valorização dos imóveis e iluminação moderna. Enquanto os do contra atacam, Teresa responde com trabalho. O que será que a população merece?

- Medicamentos: por falar em Teresa Surita, a diferença de gestão entre a Prefeitura e o Governo do Estado é assombrosa. A capital tem mais de 90% dos medicamentos básicos disponíveis na sua rede. Isso é muito mais que a média de 65% exigida pelo Ministério da Saúde. O controle de estoque e as compras são feitas de forma digital, um trabalho que foi realizado pelo vice, Arthur Henrique. No Estado, por outro lado, não há medicamentos, falta anestésico e até uma simples sonda, o que leva pacientes à morte. É preciso fazer essa comparação ainda mais porque a Sesau tem alguns milhões sobrando.

- Parabéns: no dia do agricultor ficou registrado o excelente trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura. O trabalho de apoio e suporte aos produtores locais foi surpreendente, aliando tecnologia e o uso de equipamentos. Parabéns a equipe do ex-secretário Marlon Buss.

PERGUNTAR NÃO OFENDE:

  1. Quem protege o empresário Erik Barbosa que vendia de tudo para a Secretaria Estadual de Saúde? Ele não atendeu ao chamado da CPI, será que vai desmoralizar os deputados?
  2. Será que a dupla Jalser e Denarium dorme tranquila sabendo que é responsável por tantas mortes no HGR?
  3. Em breve, Boa Vista vai escolher entre o ódio e o amor. Você decide acreditar na mentira ou no coração?

PENSAMENTO DO DIA

"Os que te odeiam são admiradores secretos que não entendem por que tantos te amam" - Paulo Coelho