Geral

Com mais de 300 votos a favor, Câmara mantém prisão do deputado Daniel Silveira

Parlamentar foi preso na noite da última quarta-feira (16) por ameaçar o STF e o regime democrático

Créditos: UOL Notícias
Prisão do deputado Daniel Silveira foi mantida após votação na Câmara - Betinho Casas Novas/Estadão Conteúdo

A Câmara dos Deputados decidiu, nesta sexta-feira (19), manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foram 340 votos a favor pela manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções.

O parlamentar foi preso em "flagrante delito" na noite da última quarta-feira (16) por fazer por fazer ameaças ao STF e ao regime democrático. A detenção dele foi ratificada pelos demais membros da corte na mesma semana.

A relatora do caso na Câmara, deputada Magda Mofatto (PL-GO), recomendou a prisão de Silveira alegando ser necessária dar fim a continuidade das práticas delitivas do parlamentar, uma vez que ele não "fazia meras conjecturas, mas dava a entender que existia um risco concreto aos integrantes do STF por meio de xingamentos e ameaças de cassação de magistrados com ações inconstitucionais".

Mais cedo, Daniel Silveira fez uma defesa com tom bem mais sensível, chegando a pediu desculpas pelas declarações que fez contra o STF nas redes sociais.

"Peço desculpas a todo o Brasil, todos os juristas renomados, que perceberam que me excedi na fala. Peço desculpas a qualquer brasileiro que tenha se ofendido, mas já me arrependi. Em um dia ou dois nós mudamos a cabeça, nós mudamos a mente. Não estou aqui querendo justificar a fala do meu primeiro mandato, talvez uma inexperiência sobre o que está acontecendo no Brasil", afirmou.

O parlamentar é um dos políticos tidos como tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, no entanto, a ordem dos líderes governistas no parlamento, incluindo os integrantes do Centrão, era dizer que ele não era um problema do Palácio do Planalto.

LEIA MAIS

Polícia Federal move inquérito contra deputado preso por determinação do STF

SEE ALSO ...