Notícias Locais

'Procurar profissionais credenciados, é essencial', diz técnico eletricista

O Dia do Eletricista é comemorado em todo o Brasil nesta quarta-feira (17)


Profissionais garantem qualidade no serviço quando credenciados; No Dia do Eletricista, técnico dá dicas para quem precisa de serviços elétricos em casa - Getty Images

José Queiroz é técnico em eletrotécnica há mais de quatro anos. Ele trabalha fazendo reparos em instalações residenciais e afirma que, na hora de contratar um eletricista, as pessoas devem procurar um com registro profissional.

O Dia do Eletricista é comemorado em todo o Brasil nesta quarta-feira (17), data que lembra a importância do profissional, especialmente em Roraima, onde há constantes quedas de energia.

José Torres diz que na maioria das vezes as pessoas resolvem fazer reparos por conta própria e acabam transformando um pequeno problema em um problemão, por não saberem exatamente como fazê-los, algo que pode se tornar muito perigoso.

O que pode ser um simples problema pode ser aumentado ocasionando prejuízos financeiros maiores e até mesmo causar algum acidente trágico.

"Muitas vezes, alguém pode até morrer por conta de um 'capricho' em não contratar um profissional e também não saber como fazer o serviço.  Então, não é indicado também que a pessoa mexa em uma coisa que não conhece e sobre a qual não tem entendimento", alertou Queiroz.

O técnico disse que, além do cuidado na hora de contratar alguém, os profissionais devem tomar cuidados com a própria segurança. Para isso, o primeiro passo é ter a bota de borracha como isolante elétrico para evitar danos, como um eventual choque. Entre os equipamentos corretos a ser usados, há as chaves com isolamento adequado para efetuar os reparos necessários.

Na hora de contratar um profissional, José Torres afirma que as indicações de conhecidos não bastam. É preciso saber se ele tem o registro. O técnico indica que os interessados em fazer reparos devem se dirigir aos órgãos de profissionais porque assim terão a certeza da qualificação da pessoa e de que o trabalho sairá da maneira correta, evitando eventuais danos.

O mesmo ele indica para quando as pessoas precisam contratar engenheiros civis e eletricista. Queiroz também disse que, em casos de obra, quando os engenheiros precisam de profissionais técnicos também acabam procurando os órgãos responsáveis pelo credenciamento para assim garantir excelência no serviço.