Notícias Locais

Coordenador do Miss Roraima, Paulo Valente conta um pouco sobre o certame

Concurso ocorrerá no dia 19 de janeiro; 16 belas candidatas disputam o título de Miss Roraima 2019

Créditos: Gabriela Marcondes
- Divulgação

No próximo dia 19 de janeiro acontecerá a eleição da nova Miss Roraima 2019. 16 belas candidatas disputam ao título e só uma levará a coroa. O coordenador do concurso Paulo Silas Valente, 23, se sente feliz em poder realizar, pelo terceiro ano consecutivo, mais um concurso. Ano que vem o certame chega a sua 50ª edição.

"Está sendo maravilhoso e gratificante poder realizar pelo terceiro ano consecutivo o maior e mais tradicional concurso de beleza do Estado. Estamos fazendo um concurso bem diferente de uma forma que nunca houve em nosso estado, com diversas atividades e programações para as misses e também de uma forma em que o público está podendo acompanhar cada passo delas, também sabem tudo que está acontecendo no concurso", disse Paulo Valente.

O coordenador tem ampla experiência no mundo miss e em concursos de beleza. Ele já foi mister e atualmente é modelo profissional, produtor, servidor público e também é estudante do curso superior de Ciências Contábeis.

A reportagem estrou em contato com Paulo Valente para saber como está o andamento do concurso e como ele se sente em ser mais uma vez o coordenador. Leia a seguir um pouco da entrevista.

Roraima em Tempo: Qual o diferencial do concurso este ano?

Paulo Valente: Todas as candidatas estão sendo treinadas em todos os sentidos para o concurso, com aulas de passarela, postura, maquiagem, oratória, posicionamento diante das câmeras, moda e estilo, entre outros, pois todos esses quesitos serão levados em conta na hora da eleição da nova Miss Roraima. E a eleição da nova miss será dividida por etapas. No júri técnico que acontecerá um dia antes da final, uma banca de jurados especializados na área irão avaliar cada uma individualmente, após todas avaliadas será escolhido o top 10 e o top 5 que serão revelados na noite final. Os jurados da noite final votarão e avaliarão cada uma a partir do top 5.

RT: Quais serão os critérios para escolher a ganhadora?

Paulo Valente: Todos nossos critérios para eleger a nova miss são válidos, pois será o conjunto. Ter uma boa passarela, estar bem fisicamente, ter boa comunicabilidade, mostrar simpatia, carisma e mostrar que é inteligente intelectual e emocionalmente, enfim, mostrar que está pronta para ser a nova representante da beleza máxima de Roraima.

RT: As candidatas estão superando as suas expectativas?

Paulo Valente: Com certeza, todas superam minhas expetativas todos os dias, o time de 2019 é um time de meninas maravilhosas, esforçadas e dedicadas. O concurso em si está superando todas minhas expectativas.

RT: O que você pode dizer do reinado da Miss Roraima 2018 Marina Pimentel?

Paulo Valente: Marina tem feito um ótimo reinado, ela foi preparada para ser uma Miss Roraima que trouxesse aos roraimenses o desejo de acompanhar uma miss, até então há muito tempo não tínhamos uma miss com tanta visibilidade, fizemos um ótimo trabalho com ela, demos a ela toda visibilidade possível e ela trouxe muita visibilidade ao concurso, Marina carregou e defendeu muito bem o nome de Roraima durante um ano de Reinado. Se envolveu em causas sociais, participou de vários eventos importantes pelo Estado, esteve presente em todas as mídias e meios de comunicação.

RT: O que significa para você estar coordenando mais uma vez este concurso tão importante?

Paulo Valente: É maravilhoso estar hoje à frente do evento, não tenho palavras para descrever, eu comecei em 2014 apenas como colaborador e ajudante da antiga coordenação e em 2017 fui convidado pelo Miss Brasil para ser o coordenador Estadual, fiquei imensamente feliz, porém sabia que enfrentaria muitas barreiras, até porque eu já conhecia de perto as dificuldades, pois eu já tive o privilegio de ser Mister Roraima varias vezes e levar o nome do Estado até mesmo para fora do país.

Fiz o concurso em 2017 às pressas, sem apoio, sem patrocínio e sem ajuda de ninguém, foi difícil mas eu venci, hoje tudo mudou, graças a Deus tenho uma equipe de profissionais maravilhosos, a Band Roraima passou a realizar o evento juntamente comigo, tenho diversos apoiadores. O Miss Roraima 2019 ainda nem aconteceu mas já está sendo um verdadeiro sucesso, eu já tinha esse desejo em realizar o concurso no Estado, porém de uma forma diferente, meu sonho era que todo o Estado pudesse ver e acompanhar o concurso, fazer um concurso com programações e atividades similares ao do Miss Brasil, concurso com um número histórico de meninas e com uma maravilhosa estrutura. E tudo isso conseguimos graças ao trabalho incansável de todos envolvidos.

RT: O que tem aprendido como coordenador?

Paulo Valente: Tenho aprendido todo dia uma lição diferente sendo coordenador, principalmente a lição de conhecer o ser-humano, ser mais humano, enfrentar desafios sem baixar a cabeça e de ser sempre forte!

RT: Qual a sua opinião sobre o concurso do Miss Universo?

O Miss Universo mudou, hoje o concurso busca uma mulher que vai além da beleza estética , buscam mulheres empoderadas que tenham seu lugar na sociedade como referencial. Mayra fez um concurso extraordinário, defendeu a causa da preservação da Amazônia, se envolveu em projetos e se preparou muito para estar ali, tal feito que a mesma conseguiu estar entre as classificadas. Gostei da vitória da Miss Filipinas, muito competente e a mesma derramou muito suor para estar ali, depois da eliminação da brasileira, torcia para Vietnam, Canadá e Venezuela. Após o top 3 eu torci muito pela Miss Venezuela que apesar de nova tinha uma história de vida fantástica e inspiradora. E é essa também a proposta do Miss Roraima, buscar uma mulher que vá além da beleza estética e sim uma mulher que possa ser um enorme referencial não só para as mulheres.

 

Um pouco da trajetória do coordenador do Miss Roraima

"Minha história dentro do mundo miss começou aos cinco anos de idade na minha terra natal Santarém - Pará quando assisti ao Miss Universo 1999, de lá pra cá não parei mais de acompanhar. Acompanhava por revistas e TV, mais tarde pela internet. Tal feito que me fez ser Mister também, já viajei o Brasil participando de concursos de beleza representando nosso Estado de Roraima, até mesmo para fora do país quando tive o privilégio de representar o Brasil em um concurso internacional. Em 2011 comecei a ajudar a preparar modelos, misses e misteres. Sempre busquei ter conhecimento nessa área que eu tanto amo, no meu primeiro ano como coordenador fui pela primeira vez ver ao vivo o Miss Brasil Be Emotion 2017 e também 2018 todo ano é um aprendizado que eu preciso trazer para colocar em prática em nosso concurso Estadual", finalizou Paulo Valente.

Paulo Valente segue com os preparativos e promete realizar um evento emocionante no dia 19 de janeiro de 2019.

SEE ALSO ...