Hospital de Rorainópolis retoma cirurgias eletivas, após reabastecimento de materiais
Unidade foi a única de saúde do estado que não esteve sob intervenção ética

As cirurgias eletivas foram retomadas no Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto, situado no município de Rorainópolis, após o reabastecimento de materiais médicos hospitalares e medicamentos.
Foram realizadas cinco cirurgias nessa quinta-feira (11) e estão previstas mais 10 ao longo deste mês para tratar problemas de vesícula e hérnia.
"As cirurgias nunca pararam. Estávamos fazendo somente as de emergência e urgência em casos de problemas de ortopedia", acrescentou o diretor geral do hospital, Élson Alves.
Ele ressaltou que o hospital foi a única unidade de saúde que não esteve sob intervenção ética. "A paralisação das cirurgias eletivas ocorreu devido à falta de materiais", disse.
De janeiro a fevereiro deste ano, foram realizadas 10 cirurgias gerais e 69 procedimentos ginecológicos.
ABASTECIMENTO
O abastecimento das unidades de saúde está sendo possível por conta de processos emergenciais de aquisição de materiais médico-hospitalares que começaram a ser entregues no final de março.
Esses itens devem abastecer as unidades pelos próximos 90 dias. Nesse período, o contrato anual de aquisição desses itens, que está em andamento, já deve ter sido finalizado, e o abastecimento dos hospitais não deve enfrentar problemas.
UNIDADE
O Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto atende os casos de urgência e emergência, organizados conforme a classificação de risco. Oferece as seguintes especialidades: cardiologia, ginecologia, infectologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.
Além disso, realiza cirurgias ginecológicas, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas. A unidade, situada em Rorainópolis, atende também os pacientes de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz.