Notícias Locais

Nutricionista em RR orienta como curar ressaca após os exageros da ceia natalina

Entre as recomendações está a ingestão de bastante líquido, principalmente de água

Créditos: Neidiana Oliveira
- Divulgação

As celebrações de fim de ano sempre são regadas a muito vinho, champagne e outras bebidas alcoólicas, que devido à ingestão sem moderação, implicam na conhecida ressaca. Entre as consequências dela no corpo estão: dor de cabeça, fraqueza muscular, hipoglicemia, tontura, sensibilidade à luz e ruídos, náuseas, sede e outros sintomas.

Diante da animação da ceia natalina e de réveillon, muitas pessoas esquecem de tomar os cuidados necessários para evitar a ressaca e acordam no dia seguinte com todos o efeitos do exagero da noite anterior. Para amenizar ou curar este mal-estar, a nutricionista Andrêssa Feitosa, indica a ingestão de muitos líquidos, sejam os sucos naturais ou a água.

"A água serve para equilibrar os nutrientes eliminados pelos órgãos. Muitas vezes, o fígado trabalha dobrado e querer um cuidado a mais", orientou, ao acrescentar que pode tomar água com gás, sem gás e a de coco. "A ressaca nada mais é que um sinal de forte desidratação. Portanto, hidratar deve ser a primeira alternativa", aconselhou.

Após sair da rotina de ceia natalina e do famoso R.O. (Resto de Ontem), nada melhor do que cuidar da saúde e desintoxicar o organismo, visto que O consumo excessivo de álcool causa uma intoxicação no organismo e o fígado fica sobrecarregado, por isso é importante tomar alguns cuidados para evitar prejuízos maiores à saúde.

O ideal, conforme a nutricionista, é fazer todas as refeições do dia normalmente, sem pular nenhuma, todavia optando por alimentos mais leves desde o café da manhã, os lanches até as principais refeições, a fim de repor os nutrientes.

"O potássio é um dos que mais são eliminados neste período e a falta dele pode causar alguns problemas nos sistemas nervoso e muscular. Por isso, é muito importante comer alimentos ricos em potássio como: banana, tomate, repolho, sardinha, salmão, abacate, batata e espinafre e outros", citou a nutricionista.

Um dos problemas do álcool excessivo no corpo é a hipoglicemia, por isso, carboidratos e doces podem ajudar. "Rico em açúcares, o suco de tomate combate a hipoglicemia, que é a redução do nível normal da glicose no sangue. Ele ajuda na hidratação e contém licopeno, elemento fundamental como ser anti-flamatório", explicou Andrêssa.

Segundo ela, as proteínas ricas em aminoácidos amenizam os sintomas da ressaca, ajudando a equilibrar o eletrolítico do corpo, restaurando mais rapidamente as consequências do exagero. "Agora, para eliminar o etanol do fígado é indicada a cisteína aminoácido, encontrada em alguns alimentos como: brócolis, ovos, pimenta, cebola e outros", recomendou.

VEJA AS DICAS:

1 - Beber bastante água, para hidratar o corpo;

2 - Ingerir sucos naturais, pois a frutose ajuda a eliminar o álcool mais rápido;

3 - Tomar sopa de legumes, que ajuda a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu;

4 - Consumir frutas e saladas, ricas em nutrientes;

5 - Intercalar um copo de água entre a bebida alcoólica e beber água antes de ir dormir, e ao acordar tomar uma xícara de café bem forte, sem açúcar.

VEJA TAMBÉM...