Geral

Conheça alternativas de ingresso ao Ensino Superior além do Sisu

Comece a graduação ainda esse semestre


- Divulgação

Com o resultado já divulgado do Sistema de Seleção Unificada Sisu 2019, muitos estudantes estão preocupados por não ter conseguido ingressar em uma instituição de ensino superior. O sonho de cursar uma faculdade ficou distante? Calma! Existem outras alternativas que os estudantes podem recorrer. Quais são as chances para quem não passou no Sisu?

Lista de espera Sisu

Para quem não foi aprovado na chamada regular, ainda resta a esperança de participar da lista de espera do Sisu. Esse ano, poderão se candidatar estudantes que não foram aprovados na primeira e segunda opção de curso. Para participar, é necessário acessar o site do Sisu e manifestar interesse em participar. Logo após, haverá mensagem de confirmação.

Bolsa de estudo em 2019

Quem quer cursar a faculdade ainda esse ano tem outras opções. São as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do programa de iniciativa privada Educa Mais Brasil.

O Prouni é do governo federal e oferta bolsas de estudo integral e parcial. As inscrições para o Prouni 2019.1 começam dia 31 de janeiro e para participar é preciso ter feito o Enem 2018, obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Também é necessário atender o critério socioeconômico, cuja renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa. Além disso, será preciso comprovar que estudou o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição.

Já para o acesso às bolsas de até 70% do Educa Mais não precisa ter feito o Enem e nem comprovar renda. As inscrições acontecem durante todo o ano. 

SEE ALSO ...