Notícias Nacionais

Especialista dá dicas de como continuar vida saudável em temporada de fim de ano


- Divulgação

Com o final do ano chegam também as pausas na rotina por conta das festas de natal, ano novo, ou propriamente férias. Visto isso, é comum deixar de lado o cuidado com a rotina de exercícios. Porém, a educadora física e pós-graduada em fisiologia do exercício, biomecânica e pilates, Patricia Bueno, dá dicas de como se regrar e aproveitar o descanso ao mesmo tempo.

O primeiro passo é entender que diminuir a quantidade de exercícios pode ser prejudicial se acompanhado de aumento de ingestão de alimentos calóricos, isso resultará em aumento de peso e disfunções metabólicas. Com isso, o ideal é que o indivíduo permaneça se exercitando com movimentos comuns, como caminhada, espreguiçamento ou manter a rotina de exercícios com menor intensidade quando estiver sem a orientação de um profissional.

"É importante dar continuidade ao movimento mesmo em temporadas para que o corpo mantenha o metabolismo acelerado, as articulações íntegras e os músculos fortes. Além de todos os outros sistemas, vascular, linfático endócrino continuarem funcionando perfeitamente para uma vida com mais qualidade, ou seja, sem doenças", enaltece a especialista.

A educadora física ressalta que as primícias do pilates colaboram para uma consciência corporal, o que ajuda a exercícios no cotidiano de férias. "A respiração com ativação do abdômen, caminhada, corrida e a natação são opções que podem utilizar a respiração que aciona o power house em outras atividades", explica Patrícia.

Com isso, existem alguns exercícios que trabalham vários grupos musculares e que previnem e tratam a coluna. A ponte, ou como conhecemos no pilates: Shoulder Bridge, é uma opção para essa época. Esse exercício é deitado de barriga para cima (decúbito dorsal), pés apoiados no chão com joelhos flexionados e braços no chão ao longo do corpo. "O movimento é elevar o quadril e descer com associação da respiração. Fortalece a coluna, pernas, glúteos e quadril", exalta a professora de pilates.

Outro exercício comum no pilates é o Gato, conhecido também como Cat. "Em quatro apoios distribui o peso de forma uniforma nas quatro extremidades, realize flexão da coluna como um gato assustado e volte a posição neutra, com associada respiração. Ele fortalece e da mobilidade à coluna vertebral", ressalta.

"Uma viagem, uma temporada fora das atividades físicas cotidianas não pode ser motivo para parar de se movimentar, deve-se procurar outros meios. Se deseja que o seu corpo continue respondendo positivamente você deve oferecer a ele estímulos positivos", finaliza Patrícia Bueno do Studio Pilates Patricia Bueno.

 

SEE ALSO ...