Questão de Opinião

As eleições de 2020 estão bem aí

Com relação à prefeitura de Boa Vista, o nome apoiado pela prefeita Teresa Surita terá mais força devido à popularidade e avaliação positiva


As eleições de 2020 estão longe, mas bem perto ao mesmo tempo. É que em 12 meses já teremos as campanhas engrenando e quem demorar na arrancada pode ficar para trás. As articulações já começaram nos bastidores, mas sem muita notícia quente e que surpreenda o eleitor.

Para a prefeitura de Boa Vista, a menina dos olhos dos partidos, muitas especulações e poucos nomes certos. De agora até o início do próximo ano muitas pesquisas serão feitas para constatar quais serão os nomes fortes que disputarão o executivo municipal. Eu arriscaria que até agora não temos nenhum nome de grande expressão.

O certo é que a falta de opções faz aparecer nomes até inexpressivos e desconhecidos, mas ninguém pode desprezá-los. Afinal, Antônio Denarium era apenas um empresário e produtor rural quando literalmente plantaram seu nome para governador e a semente germinou.

Aliando sua imagem ao até então candidato Jair Bolsonaro, Denarium começou a aparecer nas redes sociais e posteriormente em reuniões até seu nome ganhar mais força e ele ser eleito ao lado do vice Frutuoso Lins, que também teve sua parcela de contribuição.

Voltando à prefeitura de Boa Vista, o nome apoiado pela prefeita Teresa Surita terá mais força devido à popularidade e avaliação positiva de sua administração que hoje ultrapassa os 80%. É fato que quem assumir o Palácio 9 de Julho terá boas condições de manter um trabalho sem ter que começar o zero.

Dos atuais nomes, poucos são conhecidos e muitas são as especulações. Afinal, comandar uma prefeitura com um orçamento minúsculo e com parlamentares federais que pouco ajudam é mais que complicado.

Por isso, quem ganhar terá que comer na mão dos oportunistas e a velha troca de emendas por cargos comissionados, que não existe atualmente no executivo, poderá ser comum nos próximos anos.

Na Câmara, assim como na eleição de 2016, poderemos ter grandes mudanças. Muitos nomes já começam a aparecer nas redes sociais e em pesquisas feitas pelo Facebook ou sites desconhecidos. E isso não deixa de ser um indicativo de quem poderá dar as caras no pleito de 2020.

Mas renovação por renovação nós já tivemos. O que Boa Vista precisa é de 21 vereadores engajados e não de meia dúzia - ou menos. É preciso ter gente nova [ou não] apresentando projetos importantes para o coletivo e com plenas chances de serem colocados em prática.

Não temos que ter vereadores mudando nome de rua ou propondo apenas homenagens.  Também não adianta ficar forçando a barra nas redes sociais com discursos populistas ou se vitimizando - isso já está manjado demais.

As cartas estão na mesa e até outubro de 2020 muita coisa pode acontecer. Lembrando, que candidatos à parte, quem muda tudo isso é o eleitor que tem na ponta dos dedos o poder do voto consciente. 

BRUNO PEREZ - O autor é jornalista e apresentador da TV Band Roraima e rádio 93 FM.

 


VEJA TAMBÉM...