Questão de Opinião

É preciso interpretar para pode opinar com classe e inteligência

Qualquer pessoa tem o direito de se manifestar nas redes sociais. Assim como qualquer pessoas pode discordar


A coisa mais comum hoje em dia é ver discussões nas redes sociais. O Facebook é o campeão das tretas. O Instagram é mais elitizado e as pessoas são mais tranquilas e sensatas.

Mas se formos analisar a fundo vemos que grande parte das confusões são causadas pela falta de interpretação de texto ou de extremismo e ignorância. O pior é que os embates são muitas vezes sem base alguma e estão bem longe da realidade.

Não adianta esperar que isso vá mudar da noite para o dia. Na minha visão cabe a quem posta ou quem entra em uma briga virtual dar um basta ou colocar mais lenha na fogueira. Há quem viva de brigas e intrigas. Tem gente que adora confusões.

Mas o que às vezes irrita é o nível intelectual das pessoas que normalmente atacam as outras. Qualquer pessoas tem o direito de se manifestar nas redes sociais. Assim como qualquer pessoa pode discordar.

Mas acontece que o que vemos atualmente é uma falta de respeito acima do normal. Não é possível que alguém que seja "seu amigo" tenha a ousadia de te atacar. É preciso ter senso de coletividade.

Quando vamos comentar algo temos que pensar no outro. No entanto, não é isso que acontece. Os internautas extrapolam e vão além das opiniões. Acabam desrespeitando e agredindo o próximo.

De um tempo para cá resolvi mudar minha postura. Como faço muitas postagens polêmicas e que dão margem ao contraditório, sei que vão aparecer muitas pessoas indo de encontro ao meu ponto de vista [algumas no intuito de me tirar do sério].

Agora, me desrespeitou e passou dos limites é boqueado na hora. Aceito pontos de vista diferentes e até entro nas discussões saudáveis, mas quando o ataque é pessoal não permito que esse "amigo" me siga e se torne um problema. A alternativa é cortar o mal pela raiz.

No domingo passado postei uma foto bem bonita nas redes sociais com os dizeres: "Ninguém tem coragem de dizer, mas eu tenho... Boa Vista é mais bonita que Manaus". Foram muitas pessoas concordando, comentando e compartilhando.

Acontece que uma página do Amazonas também compartilhou e várias pessoas de lá, é claro, começaram a ironizar nossa capital e Roraima como se aqui fosse o fim do mundo. Acontece que para começar minha postagem era o MEU ponto de vista.

E mais, eu não disse que Manaus é feia ou apontei qualquer outro ponto negativo de la. Me limitei apenas a falar bem de Boa Vista e não mal de Manaus. Mas as pessoas são intolerantes e não sabem interpretar muito bem as coisas.

Portanto, esse artigo serve para você analise sua postura nas redes sociais e passe a pensar no seu comportamento, muitas vezes agressivo, sem necessidade. Se coloque no outro lugar.

Você aceitaria ser atacado gratuitamente por algo nem tão importante assim? O que vale mais? A harmonia ou brigas intermináveis, sejam por causa de política, futebol ou qualquer que seja o assunto?

Viveremos em paz? Ou é pedir demais? 

BRUNO PEREZ - O autor é jornalista e apresentador da TV Band Roraima e rádio 93 FM.

 


SEE ALSO ...