Questão de Opinião

Muita gente vive a vida 'empurrando tudo com a barriga'

É a turma que não aceita o NÃO como resposta e que vive alegando que está em depressão


É incrível como as pessoas não se preocupam com a própria imagem ou com o zelo de manter uma boa reputação. O mercado de trabalho, que já não é grande coisa, vive uma era em que os profissionais trabalham, regra geral, apenas com o intuído de esperar para receber o salário no fim do mês.

As pessoas que têm um emprego acham que é a empresa que tem de valorizá-los para que, então, possam fazer algo por ela. O que, na minha humilde opinião, deveria ser justamente o contrário.

Portanto que o profissional seja bom naquilo que faz, se credencie e seja visto com outros olhos. Usando um exemplo retórico, o bom cão farejador é que se destaca em meio aos demais.

Não me canso de dizer aos meus amigos e colegas de profissão, sem esnobismo: "Quem não é visto não é lembrado". Essa é a mais pura verdade. Se você quer um emprego não espere que o contratante vá até sua casa acordá-lo e chama-lo para começar a trabalhar. Agindo assim vai ficar o resto da vida em casa aguardando a grande chance.

Por outro lado, se você espera uma grande oportunidade dentro da empresa em que atua ou acredita que um dia apareça uma grande chance em outro lugar e com o salário que sempre quis, faça por onde. Saia da zona de conforto agora mesmo.

Não é possível que o ser humano se anule tão facilmente. Para vencer na vida é preciso vontade, acreditar em si mesmo e correr atrás dos sonhos. Hoje em dia, os jovens estão entrando cada vez mais tarde no mercado de trabalho. Essa turma de marmanjos acha que os pais são obrigados a bancá-los até os 30 anos.

Essa é a geração que não sabe o que quer. Pessoas que começam cursos e abandonam e ainda se revoltam por achar que o mundo conspira contra elas. Chega a ser engraçada essa geração "mi, mi, mi".

É a turma que não aceita o NÃO como resposta e que vive alegando que está em depressão. Aliás, essa é a doença do século. Talvez devido à postura dos pais em bajular os filhos, talvez simplesmente por falta do que fazer. Afinal, cabeça vazia é a oficina do diabo.

Tenham certeza: as pessoas que estão paradas no tempo sempre vão achar que tudo que o bem-sucedido conquistou veio fácil. Muitas vezes vão alegar que esses feitos e vitórias foram pura sorte e que o mundo simplesmente conspirou a favor.

Contudo, é claro que alguém que corre em busca das metas e resultados tem mais chance de conquistar algo do que alguém que vai dormir três da madrugada e acordar lá pelo meio dia. É claro que quem faz cursos, graduações e trabalha 15 horas por dia terá mais possibilidades de conquistas do que quem dorme 15 horas diariamente.

Aos que empurram tudo com a barriga, vivem sonolentos e reclamando da vida vai uma dica: Acordem (literalmente) enquanto Roraima ainda é uma terra de oportunidades. Daqui alguns anos não vão existir tantas vagas, chances e oportunidades como as que existem hoje.

Portanto, acelera! O tempo está passando.

BRUNO PEREZ - o autor é jornalista e apresentador da TV Band Roraima e rádio 93 FM.


SEE ALSO ...