Questão de Opinião

Quem vai assumir a prefeitura de Boa Vista em 2021?

Com um planejamento sendo seguido à risca, Teresa terá meses importantes pela frente para concluir seu mandato com uma aprovação acima dos 80%


A pergunta que não quer calar é: "Quem será o próximo prefeito ou prefeita de Boa Vista?". Mesmo estando há apenas um ano das eleições ainda não se desenhou um grande e promissor nome para assumir a cadeira do Palácio 9 de Julho. Muitos políticos já se lançaram nas redes sociais e reuniões, mas nenhum nome tão forte ao ponto de incendiar a corrida eleitoral e movimentar os bastidores da política.

Antes de citar os nomes dos prováveis candidatos que poderão disputar a prefeitura de Boa Vista, vamos analisar a atual situação do município. Teresa Surita elevou a capital como uma das melhores para se viver do país e sendo a melhor da região norte do Brasil - apesar da imigração desenfreada.

Com pagamentos em dia e quase todas as metas de campanha sendo cumpridas, a chefe do Executivo segue inaugurando escolas, unidades de saúde, praças e tentando reparar problemas estruturais causados pelo crescimento desordenado das últimas décadas.

Mas mesmo com um planejamento sendo seguido à risca, Teresa terá meses importantes pela frente para concluir seu mandato com uma aprovação acima dos 80%. Sem apoio da bancada federal, o que já foi dito por ela em entrevistas e discursos, ela tem como trunfo recursos adquiridos junto aos parlamentares do mandato passado como, por exemplo, do ex-senador Romero Jucá.

Correndo contra o tempo, a prefeita terá uma grande obra para entregar até 31 de dezembro de 2020. O Parque do Rio Branco, que já está na última fase, vai mudar a cara da região central.

Na verdade, desde a retirada de dezenas de famílias da região do Caetano Filho, um dos grandes problemas de Boa Vista foi resolvido de uma vez por todas. O detalhe é que todas as indenizações foram pagas com recursos próprios da prefeitura.

Voltando a falar sobre o pleito de 2020, os nomes surgem a todos os momentos. Vários pré candidatos a prefeitura de Boa Vista já testam e ainda testam seus nomes. Em alguns casos, os partidos ou internautas plantam as ideias nas redes sociais para ver se ganham força.

Os nomes até então mais falados no momento são: Haroldo Cathedral (deputado federal); Frutuoso Lins (vice-governador); Gerlane Bacarin (esposa do deputado federal Hiran Gonçalves); Shéridan (deputada federal); Nicoletti (deputado federal); Linoberg Almeida (vereador); Oleno Matos (ex-deputado), além de alguns outros [pouco prováveis] que ainda podem aparecer como Robert Dagon, Emília Campos, Jhonatan de Jesus, dentre outros. 

O certo é que quem assumir a prefeitura terá a árdua missão de manter Boa Vista em ordem como pagamentos em dia e serviços funcionando, além de continuar enfrentando a crise imigratória. O que piora o cenário é a baixa produtividade e a falta de influência da bancada federal de Roraima em Brasília. Se com dinheiro está complicado, imagina sem as valiosas emendas parlamentares para um município pobre se comparado a outras cidades do Brasil.

Quem viver verá! 

BRUNO PEREZ - O autor é jornalista e apresentador da TV Band Roraima e rádio 93 FM.


SEE ALSO ...