Roraima em Alerta

Jhonatan é o parlamentar de Roraima que mais faltou e mais gastou no primeiro semestre

080919 RR Alerta


MAU EXEMPLO
O deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB) aparece no topo da lista dos deputados federais da bancada de Roraima que mais acumulou falta no primeiro semestre legislativo. No total, foram 20 ausências das 66 sessões realizadas este ano até o recesso parlamentar. Das faltas, 15 foram justificas e cinco ficaram sem receber o abono. Muita gente nem lembra, mas o jovem que é filho do senador Mecias de Jesus, do mesmo partido, está em seu terceiro mandato parlamentar. São mais de oito anos gozando de um bom salário, benefícios e regalias que estão à disposição dos parlamentares federais. E ao que tudo indica, ele está usufruindo muito bem dessas vantagens. 

MAIS GASTOU
Apesar de ser o que menos compareceu às sessões legislativas, Jhonatan é o que mais gastou. No primeiro semestre, o jovem usou mais de um milhão de reais de recursos provenientes da cota parlamentar e verbas de gabinete. Em fevereiro, foi o mês em que o deputado mais consumiu dinheiro público, gastando mais de R$ 72 mil no mês. Os gastos foram justificados com serviços de manutenção de escritório de apoio, contas telefônicas, serviços postais, locação de veículos, divulgação de atividade parlamentar e passagens aéreas.

PESQUISA?
Dentre as notas fiscais, a mais alta se referia a um serviço de consultoria, pesquisas e trabalhos técnicos, totalizando R$ 48 mil para a empresa F.DA.S. RABELO EPP. Consta que todo esse dinheiro foi pago porque a empresa realizou uma pesquisa amostral socioeconômica nos municípios de Boa Vista, Iracema, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe. Não custa nada perguntar, mas algum morador dos municípios citados chegou a responder a alguma pesquisa feita por essa empresa?

HOMENAGEM
O governador Antonio Denarium (PSL) fez questão de divulgar a homenagem que recebeu em sua cidade natal, com o Título de Cidadão Benemérito Anapolino, na cidade de Anápolis, Goiânia. A assessoria de comunicação do governador se esforçou para criar texto emotivo, destacando lágrimas de Denarium ao citarem lembranças da infância. O tema pode até ter comovido os mais chegados e alguns amigos, mas em Roraima a reação foi bem diferente. Há quem diga que se fosse aqui, Denarium jamais receberia homenagem do tipo. Isso porque o governador não está cumprindo promessas de campanha e tem deixado muito a desejar no que diz respeito à gestão do Estado.

SÓ VIAJA?
Uma característica muito presente na administração de Denarium são suas constantes viagens para fora do Estado. Não há um mês, desde que assumiu, que o chefe do executivo não tenha se ausentado pelo menos duas vezes para outros destinos. Esta semana, além de uma agenda legislativa em Brasília, onde discutiu alguns temas que são de relevância para a economia e desenvolvimento local, ele aproveitou uma esticadinha até Goiânia, onde foi agraciado com a homenagem. Junto ao governador estavam sua esposa e o senador Mecias de Jesus, que depois de um tempo afastado, parece tentar reaproximação. Enquanto Denarium recebe homenagens em sua cidade natal, pacientes denunciam as goteiras na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e alunos da escola Monteiro Lobato postam foto da merenda escolar: um sachê de iogurte de morango vencido. Denarium precisa olhar para Roraima.

AFASTADO
Quem realmente parecer ter decido se afastar de vez do governador é o deputado federal Antonio Nicoletti, também do PSL. Há pouco tempo os dois andaram se estranhando numa briga pela liderança do partido, o resultado foi que o deputado federal perdeu vários dos cargos, especialmente, no Detran onde tinha pessoas indicadas. Desde então, Nicoletti tem se esforçado para permanecer com a liderança do partido em Roraima e alguns até afirmam que essa é uma jogada visando a possível candidatura em 2020 para a Prefeitura de Boa Vista.

FATO
E parece que o descrito acima é fato concreto. Nesta quarta-feira (7), o deputado fez circular em redes sociais e grupos de whats, o convite para a campanha nacional de filiação ao PSL. No banner bem elaborado, aparecem as figuras em destaque do próprio deputado federal Nicoletti, do presidente Jair Bolsonaro e de Luciano Bivar, presidente Nacional do Partido. Para os mais atentos ficou a pergunta: e Denarium? Com certeza não foi um lapso ou erro do designer que criou a peça. Ao distribuir esse material, Nicoletti evidencia que não simpatiza mais com o governador. Pelo menos por enquanto, porque quando se trata de disputa política tudo pode acontecer.

AGROSHOW
O Governo está investindo pesado no Agroshow, evento de empreendedorismo agrícola que tem como objetivo divulgar os potenciais do Estado. A iniciativa é até louvável, porém, o momento não é adequado. Em meio a uma crise financeira, o Governo investe em montagem de estrutura cara, contratação de shows nacionais e palestrantes de fora. É um gasto alto num evento deste tipo cujo retorno para o Estado pode nem chegar e, se chegar, será a médio e longo prazo. É sim importante pensar no futuro. Porém, é mais necessário ainda olhar para o presente. Como falar de atrair investidores, de fomentar o agronegócio quando nem manter o status de livre da Mosca da Carambola, a atual gestão consegue? Foram anos de articulação junto ao Ministério da Agricultura, luta para que investimentos fossem realizados tanto na ADERR (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) quanto na Superintendência Federal de Agricultura, todo um trabalho integrado entre os órgãos até se conquistar o direito de exportar as frutas roraimenses, algo que foi muito comemorado.

PREJUÍZO
Depois de Denarium assumiu, o trabalho de fiscalização parou, houve até greve dos agentes da ADERR. Com isso, a praga da Mosca da Carambola avançou e os produtores assim como o Estado, amargam um grande prejuízo econômico impedidos de vender sua produção. Governo Estadual e Federal empurram a responsabilidade um para o outro, a Aderr reclama da falta de repasse de recursos e isso, ainda acontece porque Denarium é do mesmo partido que o presidente da República, o mesmo que afirmou várias vezes que Roraima era a menina dos seus olhos. Imagine se não fosse!


SEE ALSO ...