Últimas Notícias

Alto Comissário da ONU vem a Roraima para conhecer trabalho de acolhimento a imigrantes

Antes, Grandi vai a Santiago, no Chile, para cumprir a mesma agenda e se reunir com autoridades locais


Antes, Grandi vai ao Chile para cumprir a mesma agenda - Divulgação

O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, estará em Roraima nesta semana para conhecer o trabalho desenvolvido junto aos venezuelanos. A informação foi repassada pela Acnur Brasil, nesta segunda-feira (12).

Antes, Grandi vai ao Chile para cumprir a mesma agenda. Ele ficará em Santiago entre os dias 13 e 14 de agosto para encontros com autoridades nacionais e sociedade civil. Na visita, ele deve avaliar as necessidades humanitárias de refugiados e migrantes venezuelanos, além de discutir soluções para os mais vulneráveis.

Entre os dias 15 e 18 de agosto, o alto comissário terá reuniões em Brasília e visita Boa Vista e Pacaraima. Uma coletiva de imprensa está prevista na capital roraimense na próxima sexta-feira (16).

Em Roraima, ele encontrará venezuelanos que chegaram ao Brasil e deve escutar quais riscos enfrentaram durante o deslocamento. Grandi terá a oportunidade de conhecer a resposta emergencial que tem sido dada em Roraima, incluindo ações de abrigamento, alimentação, assistência legal e projetos de promoção à integração, por meio da Operação Acolhida. 

Segundo a Agência da ONU, esta é a primeira visita de um alto comissário da ONU para refugiados ao Chile, e a quinta visita oficial de Grandi à região. Em ambos os países, o representante encontrará organizações parceiras e principais doadores.

No momento em que apelo de US$ 738 milhões para esta resposta humanitária tem apenas 24% de financiamento, o Alto Comissário irá buscar mais apoio da comunidade internacional para os países e comunidades que acolhem refugiados e migrantes da Venezuela. 

SEE ALSO ...