Últimas Notícias

Arthur Henrique anuncia novo horário de funcionamento do comércio em Boa Vista

Comércio abre às 7h e deve fechar às 21h, de segunda a domingo, em Boa Vista

Créditos: Yara Walker
Prefeito falou que transmissão da doença diminuiu na capital - Reprodução/Facebook/Arthur Henrique

O prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou nesta quarta-feira (10) mudança no horário de funcionamento do comércio em Boa Vista. Agora, a abertura será às 7h e o fechamento às 21h, de segunda a domingo. Delivery e drive-thru estão liberados depois desse horário.

A medida ocorre após o término da vigência do decreto anterior, que durou 10 dias, e foi editado para frear a transmissão da Covid-19. Para Arthur, o período de 21h às 7h é o de maior dificuldade para garantir o cumprimento dos protocolos de combate à pandemia.

"O decreto de hoje é para incentivar as pessoas a ficarem em casa. Após esse horário, todos os estabelecimentos deverão ser fechados", disse o prefeito, ao acrescentar que as feiras voltam a abrir nos finais de semana. 

Já as atividades religiosas serão liberadas com restrição de 30% da capacidade. Arthur ponderou que a prefeitura vai enviar equipes de fiscalização nas feiras para manter as medidas sanitárias, como distanciamento e uso obrigatório de máscara.

FECHADOS

Aulas presenciais, atividades em parques, praças, praias, balneários, festas em espaço público ou privado seguem suspensas. "Não há mudanças, e vamos manter a proibição. Para as escolas públicas não há previsão de retorno e este não é o momento adequado", considerou.

O gestor também anunciou a prorrogação dos prazos de vencimentos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), taxa de renovação de alvará e de licenciamento para profissionais autônomos e empresários.

Pagamentos que deveriam acontecer no dia 28 de fevereiro ficam com vencimento para o dia 10 de maio, sem juros, multas ou correção monetária. "A medida vem para dar condições de planejamento para os pequenos empresários e reduzir os impactos econômicos", explicou o prefeito.

REDUÇÃO

De acordo com Arthur, nos últimos 10 dias, com as medidas restritivas, a transmissão da doença reduziu na capital. Contudo, ele orientou a população sobre o período "difícil" da pandemia.

"É importante que a população saiba que ainda não é um período confortável. Hoje, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI] apresentaram reduções [de 3%], mas não devemos ficar despreocupados. Quero pedir que todos entendam que devemos manter os protocolos de segurança, evitar sair de casa", finalizou.