Últimas Notícias

Condutores participam de curso voltado para setor turístico na Raposa Serra do Sol

Participantes vão receber instrução de primeiros socorros ministrados por militares do Corpo de Bombeiros

Créditos: Anderson Soares
Curso será ministrado gratuitamente aos condutores locais da Raposa Serra do Sol I - Arquivo pessoal/Enoque Raposo

Neste fim de semana, entre os dias 20 a 22 de julho, condutores locais da comunidade indígena Raposa Serra do Sol I, localizada no município de Normandia, interior de Roraima, participam do curso denominado Noções Básicas para Condução de Visitantes em Áreas Naturais.

A iniciativa é promovida pelo Departamento de Turismo de Roraima (Detur), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). A ação conta ainda com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

De acordo com a turismóloga, Valeska Doric, que irá ministrar o curso, a primeira parte da capacitação será executada por bombeiros com realização dos procedimentos de primeiros socorros. Em seguida, será a parte teórica do curso de Condução. No encerramento, haverá atividade prática de ambos.

Valeska explicou que o curso irá abordar assuntos relevantes que ajudarão os condutores a desenvolverem a função com mais segurança e profissionalismo.

"A capacitação terá noções básicas sobre o que é turismo, turismo sustentável, meio ambiente, manejo de trilhas, além de cuidados nas quais os condutores devem ter quanto a conduzir turistas ou visitantes em áreas naturais", detalhou.

A terra Indígena Raposa Serra do Sol é uma região considerada como um dos grandes potenciais turístico de Roraima. Com belezas naturais, vivem na região atualmente cerca de 20 mil índios das etnias macuxi, os wapixana, ingaricó, taurepangue e patamona. Para Valeska, o curso vai ajudar, sobretudo, a preservar o turismo na região.

"Já existem condutores na Raposa, mas o curso está sendo promovido pelo interesse da comunidade em agregar mais conhecimento naquilo que já sabem. É um aperfeiçoamento do que já é trabalho na comunidade", enfatizou a turismóloga.

CAPACITAÇÃO

Em maio desde ano, condutores locais do município de Amajari, ao Norte de Roraima, também foram capacitados para alavancar o turismo na região. O propósito do curso foi de os profissionais continuarem atuando, porém, de forma mais ordenada e sustentável.

À época, a capacitação contou com o total de 67 inscritos. Teve carga horária de 25h, divididas em aulas teóricas e práticas. Ao final, os participantes receberam a Carteirinha de Condutor Local pelo Detur em parceria com uma empresa de turismo.

"Nosso objetivo é capacitar pessoas que residem nos maiores pontos turísticos do nosso Estado, para que elas possam adquirir uma melhor experiência e que isso possa melhor auxiliá-las na hora de receber visitantes aos recursos turísticos com segurança" destacou diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito.

SEE ALSO ...