Últimas Notícias

Conheça o movimento de escotismo em Roraima; 'escoteiro por um dia'

Escoteiros no Mundo celebram 112 anos de criação; em Roraima, são 11 unidades com mais de 300 associados


A seção do 12° Grupo Escoteiro Monte Caburaí funciona desde setembro de 2016 - Arquivo pessoal

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem o próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Em Roraima, são 11 unidades com mais de 300 associados. Neste mês, o movimento escoteiro no Mundo celebrou 112 anos de criação.

"Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno", declarou Rayane Bruce, chefe de seção do 12° Grupo Escoteiro Monte Caburaí, que funciona desde setembro de 2016.

Para celebrar os mais de 100 anos de criação e os trabalhos das Unidades em Roraima, o grupo realizou uma exposição sobre Escotismo, que mostrou um pouco da história do movimento por meio de fotos, vestuários antigos, distintivos e outros registros dos primeiros escoteiros. Foi realizada ainda a atividade 'escoteiro por um dia', com o intuito de envolver o público.

O evento teve a colaboração dos Grupos Escoteiros Monte Caburaí, Frei Orlando, Forte São Joaquim, Seção Autônoma Ladel de Moura. "O Projeto Integra Roraima funciona em parceria com a Operação Acolhida, das Forças Armadas, e a Fraternidade Sem Fronteiras, responsável por abrigar duas das Seções Autônomas do Projeto", explicou Rayane.

Segundo ela, o projeto surgiu da preocupação em acolher venezuelanos em situação de migração e refúgio, que diariamente atravessam a fronteira no Norte do país. Mais duas Seções, uma do Ramo Lobinho e outra do Ramos Escoteiro, funcionam na Praça Mané Garrincha, zona Oeste de Boa Vista.

SER ESCOTEIRO

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme a faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

O Programa se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho.

O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

BENEFÍCIOS

São bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e educação, desenvolvemos a autonomia, a integração social, além do conceito de cidadania.

Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos.

Nossa intenção é proporcionar um ambiente de colaboração, onde se constroem amizades e valores levados por toda a vida. É por meio das atividades oferecidas que os jovens se desenvolvem, sendo incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, afim de tornarem-se independentes de forma responsável.

SEE ALSO ...