Últimas Notícias

Operação do Exército apreende munições e destrói pista de pouso usada por garimpeiros

Batizada de Verde Brasil 2, a ação está sendo realizada na região de Surucucu, Norte de Roraima

Créditos: Da Redação
Ações da operação Verde Brasil 2 estão ocorrendo deste a quarta-feira (10) - Divulgação/1ª Bda. Inf Sl

Homens da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda. Inf Sl) - Brigada Lobo D'Almada, em conjunto com instituições de fiscalização ambiental, realizam desde a quarta-feira (10) uma série de ações contra o garimpo ilegal na região de Surucuru, que fica ao Norte de Roraima. A iniciativa parte da Operação Verde Brasil 2, criada com o intuito de coibir esse tipo de prática criminosa no estado.

Segundo a assessoria da Brigada, a força-tarefa foi composta pela tropa do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Comando Fronteira Roraima - 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR / 7º BIS), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Na primeira ação, as equipes estiveram fiscalizando as áreas de garimpo do Capixaba, Hélio e Rangel. Somente nessas localidades foram recolhidas 14 munições (Calibre 12 e Calibre 20), equipamentos eletrônicos como celulares e GPS, 0,5g de ouro, duas garrafas de mercúrio que totalizam 1,090g e uma Aeronave PT-JSS destruída em razão de uma colisão com as árvores durante a tentativa de fuga. Também foi realizada a destruição de uma pista de pouso que facilitava o trânsito de aeronaves no Garimpo do Capixaba.

Na quinta-feira (11), foi à vez das áreas de garimpo do Espadim, Mucuim e Pau Grosso ser alvos da operação. Por lá, as ações resultaram na apreensão de 04 munições (Calibre 9mm e Calaibre38), dois carregadores de pistola .58 e aproximadamente 200g de mercúrio, além da destruição de três motores de garimpo e seis geradores.

Com ajuda de outros órgãos de fiscalização, militares conseguiram recolher equipamentos que eram usados pelos garimpeiros - (Divulgação/1ª Bda. Inf Sl)