Últimas Notícias

PM deflagra Operação Responsum para combater crimes ambientais em Boa Vista

Segundo o comandante da Cipa, Capitão Paulo Anderson, a operação tem sido tranquila

Créditos: Da redação
Ações continuam na capital, mas até o momento nenhum crime foi constatado - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

A Polícia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), deflagrou nessa segunda-feira (12) a 'Operação Responsum'. O objetivo é apurar supostos crimes ambientais em Boa Vista. Até o momento, segundo o comandante da Cipa, Capitão Paulo Anderson, a operação tem sido tranquila.

"Das denúncias apuradas não ficou caracterizado como maus-tratos. A guarnição foi a vários pontos e não constatou os crimes. Depois, as equipes atenderam ocorrências, montando pontos de bloqueios nas saídas da cidade, para coibir crimes contra o meio ambiente. Hoje está tendo continuidade na fiscalização, mas, até o momento, tudo tranquilo", avaliou o comandante.

Segundo a PM, a iniciativa se deu após moradores denunciarem possíveis crimes ambientais em diversos pontos da capital. O Capitão Paulo Anderson disse que em 90% não são constatados maus-tratos e, após a fiscalização terminar, as guarnições seguem para pontos estratégicos, onde pode haver caminhões transportando combustível irregular ou mesmo impedir a comercialização de animais exóticos.

"Geralmente, as pessoas não podem ouvir um gato miando ou um cachorro latindo que acham que estão sendo maltratados. Como somos responsáveis, nos deslocamos até o local para averiguar a situação e constatar se realmente há crime. Mas em 90% dos casos não há constatação", reforçou.

A população pode denunciar crimes ambientais através do contato (95) 98407-3538 ou se dirigir à sede da Cipa, localizado no Parque Anauá. O cidadão pode ainda formalizar a queixa na Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente.

SEE ALSO ...