Últimas Notícias

Prefeitura torna obrigatório uso de máscara em órgãos e comércio de Boa Vista

Uso nos locais específicos no decreto deve ser exigido a partir da próxima segunda-feira (27)

Créditos: Josué Ferreira
Decreto foi assinado nesta sexta-feira e passa a valer na próxima segunda a obrigatoriedade - Divulgação/PMBV

A prefeita Teresa Surita (MDB) assinou decreto que torna obrigatório o uso de máscara em órgãos públicos e nos estabelecimentos privados que estão autorizados a funcionar em Boa Vista. Já para a população em geral, fora desses locais, o item é recomendado. A decisão é desta sexta-feira (24).

O uso nos locais específicos no decreto deve ser exigido a partir da próxima segunda-feira (27). A máscara pode ser artesanal. A determinação permanece enquanto o decreto de calamidade pública durar. Por conta disso, a fiscalização será reforçada nos locais para garantir o cumprimento da exigência.

"Características, a forma de uso e de manutenção das máscaras deverão ser disciplinadas e divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, inclusive de modo a não prejudicar o fornecimento de máscaras hospitalares para os profissionais de saúde", cita o decreto.

Teresa também autorizou o funcionamento das lojas de tecidos, para fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para justificar o decreto, a prefeita citou a declaração de emergência de saúde internacional, bem como a situação migratória e a "precariedade da Saúde" em Roraima. Teresa levou em conta também as recentes flexibilizações do comércio.

DECRETO

O decreto que instituiu situação de emergência na capital foi assinado no dia 22 de março, um dia após a confirmação dos primeiros dois casos de coronavírus em Boa Vista. Depois, ela afrouxou as regras por quatro vezes para diminuir os impactos mais severos na economia local.

No dia 20 de abril, a chefe do Poder Executivo Municipal permitiu táxis, lotações e carros de aplicativos a trabalharem com até três pessoas, sempre de vidros abertos, com os ocupantes usando máscaras e álcool em gel. Antes disso, ela já tinha relaxado o comércio para drive-thru, lava a jato e serviços industriais.

DADOS 

Boa Vista tem, atualmente, alto risco de infecção por Covi-19. Com mais de 268 casos confirmados e outros 53 suspeitos, figura entre as capitais com maior taxa de incidência para a doença: mais de 500 para cada 100 mil habitantes.

LEIA MAIS

Decreto permite funcionamento em outros segmentos em sistema delivery e drive-thru em Boa Vista

Teresa Surita volta a flexibilizar medidas e libera atividade de lava a jato em Boa Vista

Prefeitura edita decreto e libera atividades industriais em Boa Vista

Teresa Surita permite táxi-lotação com três passageiros e retorno de outros serviços