Últimas Notícias

RR registra aumento de 21% nos casos de estupro no primeiro semestre deste ano, aponta Sinesp

Ministério da Justiça (MJ) registrou 157 casos de estupro no Estado; ano passado foram 124

Créditos: Bryan Araújo
Em média, foram registrados 26 casos por mês, cerca de seis casos por semana - Divulgação

O Ministério da Justiça (MJ) registrou nos primeiros seis meses deste ano 157 ocorrências de estupro. O número mostra um aumento de 21% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando 124 ocorrências haviam sido registradas.

Os dados foram divulgados na última semana através da plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), criada em 2012 pelo Governo Federal.

O levantamento do MJ revela que os casos de estupro têm aumentado exponencialmente em 2019, passando de 13 notificações em janeiro para 41 em junho, um aumento de 215% das ocorrências em seis meses. Em média, foram registrados 26 casos por mês, cerca de seis casos por semana.

A plataforma também possui levantamento das ocorrências de estupro em Roraima dos últimos quatro anos. Conforme os dados, 2017 foi o ano com o maior número de casos de agressão sexual desde 2015, com 313 notificações em 12 meses. 

Já em 2018 foram 225 notificações, cerca de 19 casos por mês, uma queda de 28% em relação ao ano anterior. Na somatória entre os quatro últimos anos, já foram mais de 1,17 mil registros.

Para o Sinesp é considerado estupro qualquer tipo de agressão sexual que geralmente envolve relação sexual ou outras formas de atos libidinosos realizado contra  uma pessoa sem o seu consentimento.

Em entrevista ao Roraima em Tempo, a delegada Jaira Farias, explicou que nos últimos meses tem se identificado no Estado um aumento no número desses crimes relacionados aos migrantes venezuelanos

"Esses casos têm aumentado nos primeiros meses do ano e é comum observar em nossas estatísticas uma incidência maior de ocorrências de estupro envolvendo os imigrantes venezuelanos", esclareceu à delegada.

MÉDIA NACIONAL:

Na média nacional, já foram registrados nos primeiros seis meses do ano mais de 14,1 mil ocorrências de estupro. Em média foram registrados mais de 2,3 mil casos por mês, cerca de 76 notificações de estupro por dia em todo território nacional.

Os dados mostram uma redução de 42% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando mais de 24,4 mil ocorrências haviam sido registradas. No acumulado dos últimos quatros anos, foram registradas mais de 193,8 crimes de agressão sexual.

O SINESP

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.