Últimas Notícias

TCE realiza fiscalização ordenada em hospitais e Unidades Básicas de Saúde em Roraima

Ação prevê alcançar 105 pontos de saúde em todo o estado e tem o objetivo de avaliar a qualidade do serviço

Créditos: Yara Walker
Em coletiva de imprensa, conselheiros detalharam como operação será realizada - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo

O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) iniciou uma fiscalização ordenada para avaliar as principais irregularidades nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.

Serão vistoriadas 31 UBS, ambulatórios e hospitais do governo Estadual e Municipal. Entre as unidades fiscalizadas, estão o Hospital Geral de Roraima (HGR), maior do estado, e o Hospital da Criança Santo Antônio. 

Segundo o responsável pelo controle externo do TCE, Jonathas Coutinho, são 16 unidades municipais e 15 estaduais a serem visitadas. A operação conta com 74 auditores do órgão.

"Esta ação é realizada simultaneamente em outros estados do país e pode ser acompanhada em tempo real", afirmou Coutinho, ao explicar que são utilizados monitores para mostrar onde e como o trabalho é feito.

Na fiscalização, os auditores utilizam tablets e checam questões relacionadas à qualidade do atendimento, satisfação da população, limpeza e equipamentos das unidades.

"Os fiscais de São Paulo [SP] também estão auxiliando nos trabalhos com o objetivo de dar prioridade às ações saneadoras", frisou o responsável pela operação. Segundo ele, com base nas informações obtidas nas inspeções serão priorizadas ações de melhorias nas unidades de Saúde. 

Ao final do trabalho, será disponibilizado um diagnóstico aos gestores que estará disponível também no site do TCE.

SEE ALSO ...